O Atlético recebeu uma má notícia nesta quarta-feira (1º/10). O Galo foi condenado pela FIFA a pagar pendências com o Nottingham Forest, da Inglaterra, pela compra do meia Gustavo Scarpa, em 2023. O alvinegro atrasou o pagamento de um valor referente à segunda parcela da negociação, que deveria ter sido quitada em janeiro.
O acordo entre Atlético e Nottingham Forest previa o pagamento de cinco milhões de euros, divididos em três parcelas: uma de dois milhões de euros e outras duas de 1,5 milhão. Os pagamentos estavam programados para dezembro de 2024, janeiro de 2025 e, por fim, dezembro de 2025.
A primeira parcela, prevista para dezembro do ano passado, foi paga integralmente pelo Atlético. No entanto, a segunda, com vencimento em janeiro deste ano, foi quitada apenas de forma parcial. O Galo pagou um milhão de euros ao clube inglês, deixando em aberto os 500 mil euros restantes.
Clique aqui e assista na íntegra.
A decisão da FIFA foi proferida em 14 de julho. A entidade determinou que o Atlético quitasse os 500 mil euros pendentes, acrescidos de juros de 5%. Também estabeleceu a obrigatoriedade do pagamento, sem atraso, da última parcela — prevista para dezembro — no valor de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,3 milhões), mais 5% de juros, além de 25 mil dólares referentes às custas processuais.
Caso o Atlético não realizasse os pagamentos, o clube seria punido com três janelas de transferban, o que impediria a inscrição de novos jogadores. Em contato com a assessoria do clube, foi informado que o Atlético já recorreu da decisão no CAS (Corte Arbitral do Esporte) e não sofrerá punições até o novo julgamento.
Confira a nota na íntegra:
“O processo movido pelo Nottingham Forest perante a FIFA já foi julgado. Contudo, apresentamos apelação ao CAS, que atualmente aguarda as manifestações do Nottingham Forest e da própria FIFA em relação às nossas razões recursais. Na sequência, será designada a data para a audiência. Enquanto o processo permanecer pendente de julgamento pelo CAS, a decisão anteriormente proferida pela FIFA encontra-se suspensa, sem a possibilidade de aplicação de sanções ao Atlético.”
Scarpa chegou ao Atlético em janeiro de 2024, e já disputou 124 partidas com a camisa do Galo, marcando 12 gols e distribuindo 12 assistências.
Leia também: Scarpa e Vitor Hugo se consolidam como pilares de Sampaoli no Galo