O Atlético enfrenta o Flamengo no Maracanã, nesta quinta-feira (31/7), pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e precisará superar não apenas um adversário difícil, mas também uma seca histórica de gols no Rio de Janeiro. As equipes já se enfrentaram sete vezes no estádio Mário Filho, e o Atlético marcou apenas quatro gols.
Metade dos gols do Galo fora de casa contra o Flamengo, em confrontos de mata-mata, foi marcada na final do Campeonato Brasileiro de 1980. Na ocasião, o Atlético entrou em campo com vantagem, após vencer a partida de ida por 1 a 0 no Mineirão. No entanto, foi superado por 3 a 2 no Maracanã e ficou com o vice-campeonato, por ter tido a pior campanha na semifinal daquele ano.
Os outros dois gols do Atlético no Rio de Janeiro foram marcados em 1986, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro, e em 2006, também pelas quartas de final, mas da Copa do Brasil. Em 1986, o Galo empatou em 1 a 1 fora de casa e venceu no Mineirão, eliminando o Flamengo. Em 2006, porém, foi derrotado por 4 a 1 no Maracanã e empatou em 0 a 0 em Belo Horizonte, sendo eliminado da competição.
Após 2006, o único gol atleticano marcado no Maracanã ocorreu apenas em 2024. Em duelo válido pela final da Copa do Brasil, o Atlético foi derrotado por 3 a 1 pelo Flamengo e, na partida de volta, perdeu novamente por 1 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte, ficando com o vice-campeonato.
Gols escassos, vitórias ainda mais
A escassez de gols reflete também uma marca negativa do Galo no Maracanã: o Atlético jamais venceu o Flamengo no Rio de Janeiro em fases de mata-mata. Considerando os sete confrontos ao longo da história, são seis vitórias rubro-negras e apenas um empate.
Pela Copa do Brasil — competição em disputa nesta quinta-feira (31) —, Galo e Flamengo se enfrentaram em quatro edições, totalizando oito partidas, já que os confrontos foram em jogos de ida e volta. O Atlético avançou de fase apenas uma vez.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth Costa