O Atlético está em uma situação complicada no Campeonato Brasileiro. Estacionado no 13º lugar, com 25 pontos, o clube alvinegro está a apenas três da zona de rebaixamento.
Nos últimos 10 jogos do Brasileirão após a pausa da Copa do Mundo de Clubes, o time mineiro venceu apenas uma partida. Foram sete derrotas e um empate, o que fez com que o Galo despencasse na tabela.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem hoje 13.8% de chances de ser rebaixado.
O clube está atrás de Grêmio (13.9%), Vasco (30.9%), Santos (31.6%), Juventude (47.3%), Vitória (62.9%), Fortaleza (78.3%) e Sport (95.4%).
Já as chances de se classificar para a Libertadores do ano que vem pelo Brasileirão são praticamente nulas: apenas 1.8%. A probabilidade de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana é mais expressiva: 43.4%.
O próximo confronto do time do técnico Jorge Sampaoli pelo Brasileirão será em 27 de setembro, contra o Mirassol, na Arena MRV. Nesta quarta-feira (24/9), o Galo encara o Bolívar pela Copa Sul-Americana.