O Atlético encara o Independiente del Valle, do Equador, nesta terça-feira (21/10), pelo jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O Galo busca o título inédito da competição, mas já chegou perto de levantar o troféu uma vez. Em 2019, o alvinegro foi eliminado na semifinal pelo Colón, da Argentina, em um jogo dramático no Mineirão. Relembre.
Virada na Argentina
No dia 19 de setembro de 2019, Atlético e Colón entraram em campo no estádio Cemitério dos Elefantes, em Santa Fé, na Argentina, pela partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana.
O Galo começou vencendo. Após uma falha da defesa argentina, o zagueiro Ortiz tentou afastar a bola, mas acabou acertando Chará, atacante do Atlético, que, “sem querer”, desviou para o fundo da rede.
No segundo tempo, o Colón cresceu na partida e conseguiu a virada. O gol de empate veio dos pés de Morelo, aos seis minutos da etapa final, após cobrança de escanteio. Aos 40, aquele que seria o vilão do Galo na semifinal deu as caras pela primeira vez: Luis Rodríguez, o “Pulga”, completou o chute cruzado de Zuqui e virou o jogo para os argentinos.
Drama no Mineirão
Mesmo com a derrota na Argentina, nem tudo estava perdido para o Atlético. No dia 25 de setembro, o Galo entrou em campo no Mineirão para buscar a virada no placar agregado.
O alvinegro foi dominante desde o início, mas o gol só saiu aos 38 minutos do primeiro tempo. Di Santo aproveitou belo lançamento de Cazares e fez Atlético 1 x 0 Colón.
Com o resultado, a decisão da vaga na final iria para os pênaltis, mas o Galo queria a classificação direta. Logo no início do segundo tempo, Chará fez o segundo gol atleticano na partida — aquele que, até então, levava o alvinegro diretamente para a decisão da Sul-Americana.
Porém, o roteiro acabou sendo dramático no Mineirão. Aos 36 minutos da etapa final, Elias cometeu pênalti em Morelo, e Luis “Pulga” Rodríguez converteu, sendo, novamente, o algoz do Atlético na semifinal.
Com o resultado, o placar agregado terminou em 3 x 3, e a decisão foi para os pênaltis.
Nas penalidades, o Galo acabou eliminado. Cleiton defendeu a primeira cobrança do Colón e deixou o alvinegro em vantagem na disputa. Fábio Santos, Vinicius e Di Santo converteram para o Atlético, enquanto Tomás Chancalay e Emanuel Olivera também marcaram para os argentinos.
A derrota do Galo veio nas últimas cobranças: Réver bateu à meia altura, e o goleiro defendeu. Depois, “Pulga” Rodríguez apareceu novamente e converteu para o Colón, deixando tudo igual. A eliminação foi sacramentada por Cazares, que perdeu o último pênalti e deu a classificação aos “Sabaleros”.
Placar agregado: Atlético 3 x 3 Colón
Pênaltis: Atlético 3 x 4 Colón
Galo na Sul-Americana
As campanhas de 2019 e 2025 são as melhores do Atlético na Sul-Americana. O Galo é bicampeão da Copa Conmebol, torneio que deu origem à Sul-Americana, mas nunca conquistou a “Sula”. Caso vença o Independiente del Valle nas semifinais, será a primeira vez que o Atlético chegará à final do torneio.
Galo e Del Valle se enfrentam nesta terça-feira (21/10), às 21h30, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador.