
O Galo criou muitas chances, amassou o Grêmio na casa do tricolor, mas os erros da defesa impediram um melhor resultado alvinegro.
O Atlético iniciou o Brasileirão com o pé esquerdo perdendo para o Grêmio por 2 x 1, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Em uma boa atuação do setor de criação do Atlético, que criou muitas chances para o ataque, mas uma atuação muito ruim da defesa, o Atlético perdeu inúmeras chances no primeiro e segundo tempo, parando no dia inspirado do goleiro Thiago Volpi e não conseguiu conter o ataque tricolor.
O Grêmio abriu o placar após um erro, que ocasionou em um cruzamento para Matias Arezo finalizar na segunda trave, de peixinho e abriu o placar, mesmo com o Atlético pressionando e muito desde o primeiro lance do jogo. Apesar das investidas alvinegras, quem anotou mais um foi o Grêmio. Após um erro de saída de bola e um bate rebate a bola caiu no pé de Edenilson para bater para o fundo da rede e fazer valer a lei do ex.
No segundo tempo, o técnico Cuca promoveu as entradas de Junior Santos, Rubens e João Marcelo, que acabaram surtindo efeito com o Atlético diminuindo o placar com Rony aos 75 minutos. O gol de Rony deu um grande animo para o time do Galo, que dominou o restante da partida, sufocando a defesa do Grêmio até o fim.
O ímpeto do Atlético mais uma vez parou na falta de pontaria do ataque alvinegro, que, apesar das 18 finalizações, 7 a mais em comparação ao Grêmio, não conseguiu evitar a derrota na primeira partida do campeonato. O resultado de 2×1 para o Grêmio colocou o tricolor na terceira posição da tabela, enquanto o Atlético terminou a partida na décima sétima posição abrindo o Z-4.
O Galo volta suas atenções para a Copa Sul Americana. O time do técnico Cuca parte de Porto Alegre direto para o Peru, onde o Galo enfrenta o Cienciano, na terça-feira (1), pela primeira rodada da Copa Sul Americana.