O Atlético apresentou nesta segunda-feira (2/2), os detalhes do funcionamento e dos participantes que integrarão o Conselho da Massa. A iniciativa do clube passa a valer a partir de 2026, com o intuito de oferecer um espaço de diálogo, escuta e construção conjunta com o torcedor.
De acordo com o Galo, farão parte do Conselho da Massa dez participantes, distribuídos da seguinte forma: três sócios-torcedores do Galo na Veia; dois representantes de torcidas organizadas; um representante de um Consulado do Atlético; um representante de Embaixadas do Galo (do interior de Minas Gerais); um jornalista ou formador de opinião; e um representante indicado pelo próprio clube. Dentre todos, apenas a indicação do Atlético não passará por votação pública para integrar o Conselho.
Regras para participação
Galo na Veia (3 vagas)
- Mínimo de três anos como sócio adimplente do Programa de Relacionamento com o Torcedor “Galo na Veia”;
- Presença em, pelo menos, 60% dos jogos da equipe profissional masculina do Galo como mandante na Arena MRV, com público, desde a inauguração do estádio. Uma das vagas será, necessariamente, destinada a uma mulher.
Torcidas Organizadas (2 vagas)
- Indicação formal da torcida organizada da qual seja integrante;
- Mínimo de três anos como membro ativo da respectiva torcida;
- A torcida deve ser registrada e reconhecida junto ao Batalhão de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais.
Consulados do Galo (nacionais e internacionais) (1 vaga)
- Indicação formal do Consulado do Galo do qual seja integrante;
- Mínimo de três anos como membro do respectivo consulado;
- Consulado registrado e reconhecido oficialmente pelo clube.
Embaixadas do Galo (interior de MG) (1 vaga)
- Indicação formal da Embaixada do Galo da qual seja integrante;
- Mínimo de três anos como membro da respectiva embaixada;
- Embaixada registrada e reconhecida oficialmente pelo clube.
Jornalistas ou Formadores de Opinião (1 vaga)
- Mínimo de três anos, de forma ininterrupta, atuando em coberturas do Galo, seja na imprensa tradicional ou em canais digitais;
- O veículo ao qual o respectivo formador de opinião esteja vinculado deve ter cadastro ativo na Agência Galo.
Permissionários de Cadeiras Cativas e/ou Camarotes (1 vaga)
- Mínimo de três anos como sócio Arena MRV adimplente;
- Presença em, pelo menos, 60% dos jogos da equipe profissional masculina do Galo como mandante na Arena MRV, com público, desde a inauguração do estádio.
Indicação do Galo (1 vaga)
- O Atlético indicará um membro diretamente, não sujeito à votação, sem prejuízo das análises de idoneidade.
Além dos requisitos mínimos de cada categoria, todos os candidatos deverão apresentar os documentos de identificação solicitados, a Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, emitida pela Polícia Federal, além do histórico de punições administrativas aplicadas pelo Atlético/Arena MRV, cumpridas ou em cumprimento, com fundamento no Regulamento do Galo na Veia e/ou no Regulamento de Uso da Arena MRV.
Clique aqui e veja a publicação do Atlético nas redes sociais.
Como os participantes serão selecionados?
Todos os candidatos aprovados na verificação de requisitos poderão ser votados em eleição a ser realizada no SuperApp do Galo, em período e horário previamente divulgados.
Poderão votar sócios GNV ativos, incluindo o GNV da Massa. A votação acontecerá por categoria, e cada votante poderá registrar um voto em cada categoria disponível. As informações sobre o período de votação serão disponibilizadas em breve.
Ao final, os candidatos mais votados serão eleitos, e os resultados da votação publicados pelos canais oficiais do Galo.
Funcionamento do Conselho da Massa
O Conselho da Massa terá, no mínimo, quatro reuniões ordinárias por ano, além de reuniões extraordinárias sempre que convocadas pelo Atlético. A pauta será previamente estabelecida da seguinte forma: um tema escolhido pelos membros do Conselho e um tema indicado pelo clube.
Entre os principais temas a serem debatidos pelo Conselho, estão: visão estratégica; experiência nos dias de jogos; política de preços e ingressos; programa de sócio-torcedor; identidade visual e patrimônio histórico; comunicação institucional; projetos sociais e comunitários; engajamento digital e internacionalização; governança e transparência; diversidade e inclusão.
As informações do Conselho da Massa, referentes aos seus membros, contatos oficiais e atas, serão disponibilizadas pelo Galo em seu site oficial.
O que é o Conselho da Massa?
O Conselho da Massa foi anunciado pelo Atlético em dezembro do ano passado, por Pedro Daniel, CEO do clube, durante sua coletiva de apresentação. Segundo ele, a iniciativa busca ouvir os anseios dos torcedores e integrá-los às pautas estratégicas do Atlético. Assim, o clube amplia a participação da torcida, especialmente em um momento de transformação e desafios na gestão esportiva e financeira.
“Queremos que a torcida esteja desse lado da mesa, porque ela faz parte do clube. A torcida é um pilar central, ainda mais do Galo, que conta com 9 ou 10 milhões de torcedores. Precisamos ouvir a Massa; ela é nosso maior ativo”, afirmou.
