Capitão do Atlético e um dos principais jogadores do alvinegro na temporada, Lyanco sofreu uma grave lesão e deve retornar apenas em 2026. O zagueiro teve uma ruptura do tendão de Aquiles do pé esquerdo e precisou passar por cirurgia.
A lesão de Lyanco, sofrida contra o Sport na última quarta-feira (10/10), já deixou lendas do esporte fora de ação, mas também foi ponto de virada em histórias de superação de diversos atletas. Confira alguns casos:
Kobe Bryant
O caso mais famoso de recuperação de ruptura do tendão de Aquiles é o de Kobe Bryant. O astro da NBA sofreu a lesão em 2013, aos 34 anos, e muitos decretaram o fim de sua carreira no basquete. No entanto, Kobe se recuperou em tempo recorde e retornou às quadras apenas seis meses depois.
Adriano Imperador
No futebol, um dos casos mais conhecidos é o de Adriano Imperador. Já no fim da carreira, aos 29 anos, o jogador rompeu o tendão de Aquiles esquerdo em 2011, quando atuava pelo Corinthians. A recuperação também foi rápida e durou pouco menos de seis meses. O então camisa 10 do Timão voltou aos gramados antes do fim da temporada e foi peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro.
David Beckham
Outro astro do futebol que rompeu o tendão de Aquiles foi David Beckham. Quando atuava pelo Milan, o inglês sofreu a grave lesão durante a preparação para a Copa do Mundo de 2010. A recuperação levou pouco mais de seis meses, e Beckham ainda defendeu o LA Galaxy por mais três anos, até se aposentar em 2013.
Everton Cebolinha
Mais recentemente, Everton Cebolinha também sofreu a grave lesão. Em 2024, o jogador do Flamengo rompeu o tendão de Aquiles em uma partida contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante passou por cirurgia e retornou aos gramados em maio deste ano, cerca de cinco meses depois. Atualmente, Cebolinha alterna entre a titularidade e o banco de reservas no rubro-negro, com 32 partidas disputadas na temporada — 16 como titular —, quatro gols marcados e duas assistências.
Quando Lyanco deve voltar?
Se a recuperação de Lyanco seguir o padrão de outros atletas, a expectativa é que o zagueiro retorne entre maio e junho de 2026. No entanto, a próxima temporada será paralisada entre 11 de junho e 19 de julho por conta da Copa do Mundo de 2026. Por isso, é provável que Lyanco volte a assumir a titularidade na defesa do Atlético apenas após o Mundial.
Clique aqui e assista na íntegra.