Clássico da despedida: Bar do Salomão transmitirá último Atlético x Cruzeiro em ponto icônico

Siga no

Estabelecimento funciona no bairro Serra desde 1953 (Reprodução/Instagram/@bardosalomaobh)

Compartilhar matéria

Corações alvinegros baterão mais forte nesta quinta-feira (11/9). O motivo não é apenas a rivalidade histórica entre Atlético e Cruzeiro, que se enfrentarão às 19h30 pela Copa do Brasil, mas também a despedida de um palco tradicional desses encontros: o Bar do Salomão. Em funcionamento há mais de 70 anos, o reduto atleticano transmitirá, pela última vez antes do “adeus temporário”, um clássico mineiro.

Proprietário e anfitrião da casa, Salomão Jorge Filho não esconde a mistura de sentimentos que acompanha a semana. “Vai ser um clássico especial. Nós vamos comemorar de tudo: a vitória, a despedida e até o choro”, garante, em tom bem-humorado. O combo de emoções não assusta o atleticano, no entanto. “Tô pronto”, diz.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O clima será de tensão e festa ao mesmo tempo. O Atlético entra em campo precisando reverter o placar de 2 a 0 conquistado pelo Cruzeiro no primeiro jogo das quartas de final. Apesar disso, confiança no time é uma das marcas de Salomão. “Eu confio. Vai ganhar nos pênaltis”, aposta.

Muito antes da bola rolar no Mineirão, o proprietário estará no bar à espera dos clientes e torcedores. “O pessoal começa a chegar ao meio-dia, mesmo o jogo sendo só à noite. É sempre assim. O bar enche muito. Quem chega cedo já almoça e garante o lugar”, explica Salomão.

Dessa vez, o clássico mineiro servirá de preparação para um encontro tão especial quanto o do mata-mata. No sábado (13/9), o bar terá uma festa de despedida a partir do meio-dia. “Com duas bandas e muita cerveja gelada. Vai ter música, vai ter o Reinaldo [ídolo do Atlético], charanga também… Vai ser para comemorar e chorar junto”, adiantou. “É a última vez que vamos viver esse clima aqui dentro”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em setembro, o Bar do Salomão deixará a tradicional esquina entre as ruas do Ouro, Amapá e Palmira, na Serra, em Belo Horizonte. Mais de sete décadas após a abertura, o estabelecimento dará lugar a uma farmácia.

História

Fundado em 1953, o Bar do Salomão ajuda a contar a história de Belo Horizonte e do próprio Atlético. Mais antigo que o próprio Mineirão — inaugurado em 1965 —, o estabelecimento acompanhou das pequenas às grandes conquistas do Galo. Sempre lotado de torcedores.

Por dentro, a devoção ao alvinegro fica explícita. Nas paredes, são dezenas de quadros, faixas e outros objetos ligados ao Atlético, além das televisões que funcionam, sobretudo, nos dias de jogos. Já nas estufas, salgados e tira-gostos para todos os paladares.

A decisão de vender o ponto não representa o fim da linha para o Bar do Salomão, no entanto. “Eu vou pular pra dentro de outro lugar rapidinho, coisa de dois meses”, garantiu Jorge Filho. “Aqui no Serra mesmo, já tá ‘engatilhado’. E vai continuar a mesma coisa, só que em outro lugar”, complementou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O endereço completo será revelado em breve.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Desafio de Gigantes: Ronaldinho Gaúcho e Alex se enfrentam em um jogo histórico no Mineirão

Fabrício Bruno garante não ter sentido efeitos da altitude em jogo da Seleção: ‘estou tranquilaço’

Rubens Menin confia em virada do Atlético sobre o Cruzeiro na Copa do Brasil: ‘Tudo é possível’

Você no clássico! PROMO de par de ingressos para Cruzeiro x Atlético pela Copa do Brasil

Cruzeiro fará homenagem a torcedora que faleceu em acidente em BH

Marcelo Moreno revela que pode deixar aposentadoria para jogar Copa do Mundo

Últimas notícias

Fux vota pela condenação de Mauro Cid por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito

Saiba quem é Charlie Kirk, ativista morto nos EUA após ser baleado

Fux: ‘declarações infelizes’ de políticos não configuram atentado à democracia

‘Alô, alô, marciano’: NASA encontra uma das mais importantes evidências de vida em Marte

Trilhas de Futuro: Governo de MG abre 50 mil vagas para 6ª edição do programa

Maduro antecipa o Natal para outubro na Venezuela

Entenda a relação entre Celso Portiolli e o 11 de setembro

Da passarela ao escritório: como adaptar tendências ao ambiente corporativo

Fux vota para negar ação penal sobre golpe em relação a organização criminosa armada