Confira o retrospecto do Cruzeiro na Copa Sul-Americana

Siga no

Atual vice-campeão da competição, o Cruzeiro vai disputar a Sul-Americana pela oitava vez na história (Foto: Reprodução / Cruzeiro)

Compartilhar matéria

Atual vice-campeão da competição, o Cruzeiro volta à Copa Sul-Americana em 2025 visando adicionar um título inédito à sua vasta galeria de troféus. O retrospecto positivo na competição pode ser um grande aliado da Raposa neste objetivo. Em sete participações, o Cruzeiro somou 29 jogos, com 13 vitórias, 7 empates e apenas nove derrotas.

Assim como a maioria dos clubes brasileiros que participam, ou participaram, da Copa Sul-Americana, a história do Cruzeiro começa nos torneios precursores da competição. A Raposa disputou todas as edições da Copa Mercosul, de 1998 a 2001.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na primeira edição, o Cruzeiro foi vice-campeão, perdendo a final para o Palmeiras, com uma vitória e duas derrotas no triangular final. O Palmeiras foi o algoz do Cruzeiro na competição, eliminando a Raposa consecutivamente em 1999 e 2000, com direito a goleada por 7×3 nas quartas de final na edição de 99. A última participação do time celeste foi modesta, com uma eliminação na fase de grupos da Copa Mercosul.

O Cruzeiro na Copa Sul-Americana

O Cruzeiro, assim como todos os outros times brasileiros, não participou da primeira edição da Copa Sul-Americana, disputada em 2002. Na ocasião, a CBF alegou problemas no calendário. A primeira aparição do Cruzeiro na competição ocorreu em 2003.

2003

A primeira participação do Cruzeiro na Copa Sul-Americana foi até positiva, mas não conseguiu evitar a eliminação da Raposa. Em uma disputa triangular na fase preliminar da competição, o Cruzeiro enfrentou São Caetano e Palmeiras. Desse triangular, apenas um brasileiro se classificaria para a fase seguinte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Cruzeiro ficou invicto, vencendo o Palmeiras por 1×0 fora de casa e empatando em 1×1 com o São Caetano no Mineirão. A eliminação da Raposa aconteceu por conta do saldo de gols, já que o São Caetano venceu o Palmeiras por 3×0, garantindo a vaga para a fase seguinte.

2004

No ano seguinte, o Cruzeiro tornou a disputar a competição. Na fase preliminar, empatou com o Goiás fora de casa por 2×2 e venceu em casa por 3×2, garantindo a classificação para o segundo jogo.

No confronto que valia a classificação para as quartas de final, o Cruzeiro enfrentou o Internacional. Com duas derrotas, por 3×1 na ida e 1×0 na volta, a equipe mineira foi eliminada da Sul-Americana daquele ano.

2005

Na terceira participação consecutiva na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro chegou mais longe, mas mesmo assim foi rapidamente eliminado. A Raposa venceu o Juventude por 3×1 no jogo de ida e, mesmo perdendo o jogo de volta por 1×0 , se classificou para as oitavas de final da competição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Porém, nas oitavas, o Cruzeiro não conseguiu repetir as mesmas atuações e acabou sendo derrotado por 3×2 no placar agregado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina.

2006

Em 2006, Cruzeiro e Sul-Americana voltaram a se encontrar. Classificado direto para a segunda fase da competição, o time mineiro enfrentou o Santos em duas partidas muito disputadas. O Cruzeiro perdeu por 1×0 fora de casa e venceu pelo mesmo placar no Mineirão, levando a disputa para os pênaltis. Nas penalidades, melhor para o Santos, que venceu por 4×3 e se classificou para as oitavas de final daquele ano.

Santos x Cruzeiro pela Sul-Americana de 2006 (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

2007

O ano de 2007 marcou a quinta participação do Cruzeiro em seis edições da Sul-Americana. O adversário foi um velho conhecido: o Goiás. A Raposa já havia eliminado o Esmeraldino anteriormente na competição, mas o bom retrospecto não ajudou nessa edição.

O Cruzeiro perdeu o primeiro jogo por 2×0 no estádio Serra Dourada e, mesmo com uma vitória por 1×0 no Mineirão, não conesguiu evitar a eliminção na primeira fase da competição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Cruzeiro x Goiás pela Sul-Americana de 2007 (Foto: Reprodução / Cruzeiro)

2017

O Cruzeiro só voltou a disputar a Sul-Americana dez anos depois, em 2017. Porém, foi novamente eliminado na primeira fase da competição. Desta vez, o adversário foi o Nacional, do Paraguai.

O Cruzeiro venceu por 2×1 no Mineirão, mas perdeu pelo mesmo placar fora de casa. Com o empate no placar agregado, a disputa acabou indo para a disputa de pênaltis. Melhor para os paraguaios, que converteram três cobranças, contra apenas duas do Cruzeiro, e se classificaram para as oitavas de final do torneio.

Cruzeiro x Nacional, no Mineirão, pela Sul-Americana de 2017. (Foto: Reprodução / Crzuzeiro)

2024

A última participação do Cruzeiro na Sul-Americana foi também a que rendeu a melhor campanha para o time celeste. A Raposa passou a fase de grupos invicta, com três vitórias e três empates em seis jogos. Nas oitavas, reverteu uma vantagem de 1×0 do Boca Juniors no Mineirão, vencendo a partida de volta por 2×1 e superando os argentinos nos pênaltis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nas quartas, o Cruzeiro enfrentou o Libertad, do Paraguai, e novamente avançou. Com uma vitória fora de casa contra os paraguaios, o time mineiro apenas segurou a vantagem dentro de casa e garantiu a vaga na semifinal.

Na semi, novamente um argentino. O Cruzeiro enfrentou o Lanús, fora de casa, na partida de ida, e conseguiu um empate em 1×1. Na volta, com o apoio da sua torcida, venceu por 1×0 e se classificou para a final do torneio.

Com apenas uma derrota em 12 jogos, o Cruzeiro entrou em campo no jogo único da final confiante no título. Porém, acabou sofrendo dois gols em falhas individuais de Walace e Cássio e não conseguiu reverter o placar, ficando apenas com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2024.

Cruzeiro x Racing na final da Sul-Americana de 2024 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Como chega o Cruzeiro para a Sul-Americana de 2025?

Tido como um dos favoritos deste ano, o Cruzeiro busca reverter o resultado ruim da última final e conquistar o título inédito este ano. O grupo, novamente, não deve ser um problema, já que a Raposa vai enfrentar Mushuc Runa, do Equador, Union Santa Fé, da Argentina, e Palestino do Chile.

A primeira partida do Cruzeiro na Sul-Americana deste ano será contra o Union Santa Fe, da Argentina, fora de casa. A partida começará às 19h30 desta terça-feira (01/04). A Rede 98 iniciará sua transmissão a partir das 18h30. Os canais ESPN Brasil (TV por assinatura) e Disney+ também transmitem o confronto.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Ancelotti não será mais presença em Cruzeiro x Palmeiras, no Allianz Parque

Lateral destaque das categorias de base assina seu primeiro contrato profissional com o Cruzeiro

Cruzeiro enfrenta Palmeiras sem meio-campista, suspenso pelo STJD

Sinisterra treina integralmente no Cruzeiro e pode retornar contra o Palmeiras

Cruzeiro de olho: dupla do Palmeiras tem 15 gols nos últimos 10 jogos do Brasileirão

Cruzeiro e Atlético tem dupla em lista de melhores dribladores do mundo

Últimas notícias

Justiça marca audiências do processo criminal sobre rompimendo de barragem em Brumadinho

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 95 milhões

Revista The Economist elogia ações do Brasil para salvar as florestas

Fora desde julho, Patrick volta a treinar com elenco do Atlético

Com inovação e tecnologia, mineração trilha caminho de desenvolvimento empresarial e social

Tá difícil respirar: estudo da UFMG alerta para níveis de poluição acima do recomendado pela OMS, em BH

Inter Miami anuncia renovação com Messi até 2028

Locais de prova do Enem 2025 são divulgados; saiba como consultar

Trend Connection 2025: Sebrae promove evento sobre empreendedorismo e inovação no mundo da moda em BH