Cruzeiro e Corinthians possuem uma história quase centenária quando se trata de confrontos diretos. De acordo com o site Cruzeiropédia, o primeiro embate entre os dois clubes ocorreu em 1930, quando o time celeste ainda se chamava Palestra Itália.
Contudo, além dos embates pelo Campeonato Brasileiro — incluindo a final de 1998, vencida pelo time paulista — Cruzeiro e Corinthians também se encontraram diversas vezes pela Copa do Brasil, competição na qual o retrospecto é favorável ao clube celeste.
O desempenho fica ainda melhor quando o Cruzeiro inicia o mata-mata como mandante. O time celeste jamais foi eliminado começando a série em casa.
O capítulo, talvez, mais marcante dessa história foi a final da Copa do Brasil de 2018, quando o Cruzeiro venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Mineirão, e a partida de volta por 2 a 1, em São Paulo, tornando-se hexacampeão do torneio.
Em 1996, o Cruzeiro recebeu o Corinthians pelas quartas de final. Venceu a partida de ida, no Independência, por 4 a 0. O placar construiu uma boa vantagem para o jogo de volta, no qual o time celeste perdeu por 3 a 2, mas garantiu a vaga na semifinal — e, posteriormente, o bicampeonato da Copa do Brasil diante do poderoso Palmeiras.
Dois anos depois, novamente os dois times se enfrentaram, desta vez pelas oitavas de final. E o que aconteceu em 1996 se repetiu em 1998: no jogo de ida, no Mineirão, o Cruzeiro venceu por 3 a 1; na partida de volta, as equipes empataram em 1 a 1, e os cruzeirenses asseguraram a classificação.
Nesta quarta-feira, o Cruzeiro seguirá na busca pelo heptacampeonato diante de um adversário tradicional. E, se levar em conta o retrospecto, aliado ao bom futebol que a equipe tem apresentado, os cruzeirenses podem ter motivos para comemorar na noite do próximo domingo.
