Arroyo, Sinisterra e Villarreal: chefe de scout do Cruzeiro revela bastidores das contratações de novas ‘promessas’

Siga no

Joaquim Pinto chegou ao Cruzeiro em julho deste ano (Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Compartilhar matéria

O Cruzeiro investiu na última janela de transferências e reforçou o ataque. Luis Sinisterra e Keny Arroyo chegaram à Raposa a pedido de Leonardo Jardim e já estrearam com a camisa celeste, despertando grandes expectativas na torcida. Além deles, o clube acertou um pré-contrato com Neiser Villarreal, promessa da Colômbia e destaque do último Sul-Americano Sub-20.

Nesta sexta-feira (19/9), o chefe do departamento de scout do Cruzeiro, Joaquim Pinto, revelou os bastidores das contratações e como o clube chegou aos nomes dos três atacantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Luis Sinisterra

O primeiro reforço foi Luis Sinisterra. O atacante de 26 anos chegou por empréstimo do Bournemouth, da Inglaterra, com contrato até junho de 2026.

Pinto destacou que o fato de o jogador atuar na Premier League complicou as negociações, mas ressaltou a importância da participação de Leonardo Jardim para o desfecho positivo.

“O Sinisterra foi uma negociação dura. É um atleta que estava na Premier League. Mas foi muito importante termos falado com o atleta e apresentado nosso projeto. Inclusive, o Mister (Leonardo Jardim) esteve nessa reunião. A partir dessa conversa, sentimos que ele ficou muito decidido a vir para o Cruzeiro.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O dirigente também elogiou o atacante, classificando-o como uma contratação “histórica” para o clube.

“Sabemos perfeitamente do nível que ele pode atingir. Provavelmente só veremos o Sinisterra no auge de suas capacidades daqui a alguns meses, porque vem de duas lesões graves. Mas é um atleta em quem confiamos bastante. Até diria que é uma contratação histórica, porque trazer um jogador desse nível, atuando na Premier League, é algo muito difícil de acontecer.”

Keny Arroyo

O segundo reforço foi Keny Arroyo. O Cruzeiro desembolsou mais de R$ 50 milhões para contratar o jovem equatoriano junto ao Besiktas, da Turquia.

Segundo Pinto, o atacante já estava no radar do clube há algum tempo, mas as negociações foram complicadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O caso do Arroyo é diferente. Já estava identificado. Conheço desde o Sul-Americano Sub-17. O Mister também já conhecia. Tentamos contratá-lo mais cedo, mas o Besiktas simplesmente não queria vender, porque sabia da qualidade e do potencial que ele pode atingir.”

O chefe de scout revelou ainda que a negociação parecia perdida, mas a vontade do jogador de atuar pelo Cruzeiro foi decisiva.

“Com a recusa do Besiktas, dávamos a contratação como perdida e tentamos outros nomes. Mas algo fundamental foi a vontade do atleta de vir. Isso ficou evidente nas redes sociais. Depois da nossa reunião, ele gostou bastante e não teve filtro em mostrar o desejo de jogar no Cruzeiro.”

Na estreia, na última segunda-feira (15/9), Arroyo chamou a atenção da torcida, recebendo elogios nas redes sociais. Pinto, entretanto, pregou cautela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Tem que ser gerido com calma. Muitas vezes a torcida cria altos e baixos muito rápido. Mas sabemos que temos aqui um jogador para o presente e para o futuro do Cruzeiro.”

Neiser Villarreal

Após o fechamento da janela, o Cruzeiro surpreendeu ao anunciar um pré-contrato com Neiser Villarreal, promessa da seleção colombiana e destaque do último Sul-Americano Sub-20, no qual foi artilheiro e líder de assistências.

Pinto revelou que Villarreal era prioridade desde sua chegada ao clube e que o departamento de scout já acompanhava o atleta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A negociação, porém, envolveu a concorrência de diversos clubes do Brasil e do exterior. O Cruzeiro acreditava ter perdido a disputa, mas contou com a atuação fundamental do diretor de futebol, Paulo Pelaipe.

“Sabíamos dos nossos limites, foi um processo longo. No início houve recusa. Depois, o Pelaipe foi fundamental, porque já tínhamos dado como perdida a negociação. Ainda tentamos trazê-lo nesta janela, mas não foi possível. Seguimos o plano B, assinando o pré-contrato sem precisar pagar qualquer valor.”

Joaquim Pinto chegou ao Cruzeiro em julho deste ano, por indicação de Leonardo Jardim, e atua como coordenador de scouting e mercado do clube celeste.

Clique aqui e assista na íntegra.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cruzeiro

Craques que marcaram história no Mineirão se reencontram no ‘Desafio de Gigantes’

Em busca de um substituto para Cuello, Atlético tem ‘sobra’ de opções e ‘falta’ de rendimento

Tite passa por cirurgia nesta sexta (19/9) em Belo Horizonte

‘Voltarei a dar alegrias para a massa’: Hulk responde críticas da torcida e garante volta por cima no Galo

Fagner volta a fazer trabalhos na academia do Cruzeiro e fica próximo de retorno

Atlético demite coordenador de performance do clube com 40 dias de trabalho

Últimas notícias

Após pressão do União, Sabino deixa reunião com Lula sem confirmar se desembarca do governo

Matula 98 conecta sabores de BH à Tailândia e Macau, em edição especial

Grupo Galpão se apresenta de graça na Praça da Liberdade, neste domingo (21/9)

Operação Rejeito: Zema descarta troca de secretários após ação da PF

COP 30 lança plataforma digital do Mutirão Global

Trincheira da Cristiano Machado: trânsito na avenida será alterado a partir de terça-feira; veja mudanças

Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem, após ação do PT, PSB E PSOL

Marina Silva integra lista de líderes de sustentabilidade da Forbes

Em BH, Temer propõe ‘PL da Dosimetria’ e critica penas severas aos condenados do 8 de Janeiro