O gol de Alan Franco na vitória do Atlético sobre o Ceará neste sábado (25/10) foi o mais rápido do Brasileirão 2025, superando marcas que já haviam pertencido ao rival Cruzeiro e ao próprio Atlético, e consolidando os clubes mineiros como protagonistas no ranking de gols relâmpago da competição.
Antes do novo recorde, a marca pertencia a Alesson, do Mirassol, que balançou as redes aos 35 segundos contra o São Paulo. Anteriormente, Gabriel Menino, do Atlético, havia registrado o gol mais rápido ao marcar contra o Vasco aos 37 segundos.
Kaio Jorge, do Cruzeiro, também integra o top 4, com um gol anotado aos 1 minuto e 14 segundos contra o Palmeiras, no Mineirão. Com isso, Atlético e Cruzeiro dominam o ranking com três das quatro primeiras posições.
Curiosamente, o ex-atacante Fred, que defendeu ambos os rivais da capital mineira, é o recordista absoluto em gols relâmpago no futebol brasileiro, ao marcar com apenas 3 segundos de jogo pelo América, em duelo da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2001. Já no Brasileirão, o recorde pertence a Nivaldo, do Náutico, que em 1989 abriu o placar com apenas 8 segundos — em jogo justamente contra o Atlético.
