O Zenit aceitou a proposta do Cruzeiro por Gerson. Após mais uma rodada de conversas na manhã desta quinta-feira (8/1), os clubes alinharam um acordo que deve se tornar o maior da história do futebol brasileiro em valores absolutos.
A Raposa vai desembolsar cerca de 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 188 milhões), sendo 27 milhões de euros fixos e outros 3 milhões de euros em bônus atrelados ao desempenho do jogador. Com a conclusão da negociação, Gerson assinará contrato de quatro anos, válido até o fim de 2029, e passará a figurar entre os atletas mais bem pagos do país.
A vontade do volante de retornar ao Brasil e trabalhar com Tite foi determinante para o avanço das tratativas. Antes disso, o Cruzeiro apresentou outras duas propostas ao Zenit e chegou a cogitar a inclusão do zagueiro Jonathan Jesus na negociação, alternativa que acabou descartada.
Na tarde desta quarta-feira (7/1), Marcão, pai do jogador, e André Cury, intermediário nas negociações, estiveram na Toca da Raposa em reunião com a diretoria cruzeirense. Ambos demonstraram otimismo quanto ao desfecho do negócio, e Marcão chegou a cravar para torcedores: “Podem comprar a camisa 8”.