Artilheiro do Cruzeiro na Era Ronaldo, Edu tem vivido momentos de emoção no futebol amador, defendendo o Montanhês, de Ervália, na Zona da Mata mineira. No último fim de semana, o atacante de 32 anos marcou o gol da vitória sobre o Nacional de Senador Firmino, garantindo a classificação de sua equipe nos pênaltis. Após o jogo, foi carregado nos ombros pela torcida e se declarou nas redes sociais: “Eu amo a várzea!”.
Depois de encerrar o ciclo no Cuiabá e anunciar uma pausa na carreira, Edu se prepara para retornar ao futebol profissional em 2026, quando defenderá o Rio Branco-ES na Série D. Em julho, o atacante explicou que o afastamento foi necessário para cuidar do corpo e da mente, além de passar mais tempo com a família no Rio de Janeiro, sua cidade natal.
Xodó da torcida cruzeirense, foi peça-chave no acesso à Série A em 2022, com 22 gols e quatro assistências em 48 jogos. Revelado no Brusque, também defendeu Dibba Al Fujairah, Coritiba, Cerro Porteño, Goiás e Cuiabá.
Ida ao Maracanã
Edu acompanhou das arquibancadas do Maracanã o empate em 0 a 0 entre Flamengo e Cruzeiro, no início de outubro, pela 26ª rodada do Brasileirão. Morando no Rio, o atacante avisou nas redes sociais que iria ao estádio para apoiar o time e “trazer a vitória”.
Antes, havia planejado assistir a um jogo no Mineirão, mas adiou a visita por questões logísticas. Desta vez, cumpriu a promessa e marcou presença ao lado da torcida celeste.
 
															 
								