PUBLICIDADE

Lanús x Atlético: argentinos já foram vice duas vezes para o Galo; relembre

Siga no

Argentinos nunca venceram o Galo em finais continentais (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O Atlético conheceu, nesta quinta-feira (30/10), seu adversário na final da Copa Sul-Americana. O Lanús, da Argentina, venceu a Universidad de Chile por 1 a 0 e agora disputará o título da competição contra o Galo. Porém, o retrospecto histórico pode ser um bom sinal para o alvinegro.

Atlético e Lanús já se enfrentaram em duas finais continentais, e em ambas o Galo saiu campeão. A primeira foi em 1997, quando o Atlético conquistou o bicampeonato da Copa Conmebol.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Batalha na final

A campanha que o Atlético fez na competição o credenciou como favorito ao título. Visivelmente mais forte e com os melhores números do torneio, a decisão poderia ter contornos de dificuldade em algum momento, mas com a bola rolando, o Galo era o melhor.

O Lanús saiu na frente, mas ainda no primeiro tempo, o Atlético empatou com Bruno chutando de fora da área, com direito a falha terrível do goleiro Rômoli. Na etapa final, o Galo mostrou porque era o melhor time do torneio e construiu a goleada com gols de Marques, Hernani e Valdir.

Os argentinos não admitiram a derrota e partiram para a violência. Encurralaram os jogadores do Atlético e iniciaram uma batalha campal que trouxe resultados desastrosos. O técnico Emerson Leão foi quem mais sofreu, pois sofreu uma fratura no rosto, necessitando de passar por cirurgia. Jogadores como o volante Roberto apanhou em campo e dos torcedores, pois estava prensado na grade. O resultado em campo veio, mas o que mais chamou a atenção foi a briga.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No jogo de volta, mais de um mês depois, os dois times empataram em 1 a 1. Não houve revide por parte dos jogadores do Atlético, e os atletas do Lanús foram escoltados pela Polícia Miltar. O Galo era o bicampeão da Conmebol e, durante toda a história do torneio, não houve outra equipe que tenha faturado o torneio por duas vezes.

Clique aqui e assista na íntegra.

Dia histórico no Mineirão

O outro “vice” do Lanús diante do Atlético ocorreu em 2014, pela Recopa Sul-Americana. Ambos vinham de conquistas no ano anterior: o Galo, da histórica Copa Libertadores de 2013, e o Granate, da Copa Sul-Americana.

O Atlético venceu a partida de ida, na Argentina, por 1 a 0, com gol de Diego Tardelli, e ficou muito próximo do título.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Mineirão, porém, a história foi diferente. O Galo abriu o placar aos seis minutos do primeiro tempo, com um gol histórico de Tardelli — o centésimo dele pelo clube —, mas o Lanús virou o jogo com gols de Ayala, aos oito, e Silva, aos 25 minutos. Ainda no primeiro tempo, o Atlético empatou novamente, com Maicosuel, aos 37.

Na segunda etapa, o título parecia encaminhado para o Atlético, mas, aos 48 minutos, Acosta colocou o Lanús novamente à frente e levou a decisão para a prorrogação. Os esforços dos argentinos, contudo, não foram recompensados: com dois gols contra — Gómez, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Ayala, aos seis do segundo —, o Galo virou novamente e se sagrou campeão da Recopa.

A partida ficou marcada não apenas pelo título, mas também por ter sido a última de Ronaldinho com a camisa do Galo. Cinco dias depois da final, o meia rescindiu contrato com o clube e, pouco depois, assinou com o Querétaro, do México.

Clique aqui e assista na íntegra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lanús e Atlético se enfrentam novamente na final da Copa Sul-Americana no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai. O horário e o local da decisão serão divulgados posteriormente pela Conmebol.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Atlético

Atlético revela ‘bandeirão’ de homenagem aos 500 gols de Hulk; veja imagens

Atlético encara o Fortaleza em último jogo em BH antes da final da Sul-Americana; saiba onde assistir

‘Invasão’ argentina? Torcedores do Lanús esgotam pacotes de viagem para final contra o Atlético

Atlético sofre baixas importantes e Sampaoli vai mudar escalação contra o Fortaleza

Adversário do Atlético, Fortaleza tem apenas uma vitória como visitante no Brasileirão

Bruno Muzzi deixará o cargo de CEO do Atlético no fim de 2025

Últimas notícias

PL Antifacção: Derrite propõe nova tipificação penal para punir facções

Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU

Defesa de réus do Núcleo 3 nega participação na trama golpista

PL Antifacção: Derrite defende ‘texto duro’ e marco legal contra o crime organizado

América anuncia a liberação de dois jogadores; Saiba mais

Inscrições para novos alunos e mudança de escola na rede pública de Minas Gerais terminam nesta sexta (14/11)

Ocupação e uso das terras no Brasil, um estudo da Embrapa Territórial

Cuidado com golpes! Veja 5 dicas para não cair em fraudes na Black Friday

Comissão da Assembleia aprova transferência da MGI para a União; texto segue para 2º turno