PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

MP pede banimento da Máfia Azul em jogos do Cruzeiro

Por

Siga no

Reprodução / Instagram

Compartilhar matéria

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), expediu, nesta segunda-feira (29), recomendação à Federação Mineira de Futebol (FMF) para recomendar o banimento da torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro Esporte Clube.

A iniciativa ocorreu devido à interceptação, pela Máfia Azul, de um ônibus com torcedores do Atlético Mineiro, no bairro Novo Indústria, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, no último domingo (28), que arremessaram objetos contra o veículo. O torcedor Mateus de Freitas Ferreira, de 20 anos, que estava no coletivo, morreu nesta segunda-feira. A Polícia Civil informou que seis suspeitos foram indiciados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o MPMG, o ato de violência contou com arremessos de paus, pedras, barras de ferro e colocou em risco a vida de torcedores associados, não associados e inclusive de famílias.  

A recomendação, caso seja aceita, vai valer nos dias de jogos, em todos os estádios do país e num raio de cinco mil metros de seus respectivos entornos. A medida, que tem caráter educativo, deve entrar em vigor a partir de hoje e tem duração de seis meses, recomenda o MPMG.

De acordo com o documento, o “banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical, ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida organizada”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Ministério Público notificou a presidência do Cruzeiro e a presidência da torcida Máfia Azul para que apresentem manifestação no prazo de 10 dias. A Polícia Militar também foi notificada, por meio do Comando de Policiamento Especializado do Batalhão de Choque, para que seja feita a divulgação interna e externa, inclusive para as polícias militares dos outros estados, e seja prestado auxílio na fiscalização e no cumprimento das medidas.

O MPMG recomendou ainda que a Máfia Azul não utilize suas sedes nos dias de jogos, sob pena de multa de R$ 50 mil.

Seis suspeitos indiciados

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que os seis suspeitos de atacar o ônibus, com idade entre 20 e 26 anos, foram detidos, ouvidos na delegacia e autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, homicídio tentado e um consumado. Eles foram encaminhados ao sistema prisional e, segundo a PC, a investigação prossegue.

Presidente do Galo pede serenidade

Por meio de nota, o presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, pediu serenidade aos membros da Galoucura, torcida organizada do time, e demais torcedores. Segundo Coelho “violência gera violência. Temos de acabar com isso”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O documento informava ainda que, o Atlético enviou ofício ao MPMG e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, requerendo rigorosa apuração e punição severa aos responsáveis.

O assunto foi discutido, durante uma reunião entre o presidente do Clube e o responsável pela torcida Galoucura, Josimar Júnior. 

“Estamos muito abalados. Foi muito cruel o que aconteceu. Mesmo assim, peço à Galoucura que reúna forças para não reagir. Sei que é difícil, mas temos que plantar a paz”, afirmou Júnior

Por fim, o Atlético se solidarizou com os amigos e familiares de Mateus.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Cruzeiro abre negociações por Vitão e apresenta proposta oficial ao Internacional

Cruzeiro e Santos abrem conversas por transferência de Gabigol

Copa do Brasil 2026: Minas Gerais tem equipes e fases definidas; Confira

Cruzeiro: Pedro Lourenço admite interesse em Gerson, do Zenit

Gerson no Cruzeiro? Entenda em que pé está a negociação da Raposa com o Zenit, da Rússia

Atacante na mira! Cruzeiro monitora situação de Everton Cebolinha, do Flamengo

Últimas notícias

Startups levam tecnologia ao mercado de desmanche de carros

Governo de MG divulga balanço de operação contra o crime organizado

Marvel divulga teaser de novo Vingadores com retorno de Steve Rogers

Após encontro entre Moraes e BC, oposição protocola novo pedido de impeachment contra ministro do STF

Alívio na conta de luz: Aneel anuncia bandeira verde para janeiro

Moraes autoriza cirurgia de Jair Bolsonaro no Natal; internação começa nesta quarta

Abre e fecha em BH: veja o que funciona no Natal e no Ano-Novo

Eclipse Solar Total de 2027: o guia completo sobre os 6 minutos de escuridão visto em 10 países

Hospitais filantrópicos notificam PBH por dívida de R$ 50 milhões