PUBLICIDADE

Presidente do Mushuc Runa exalta duelo contra Cruzeiro e fala sobre inclusão

Siga no

Cruzeiro encara time indígena equatoriano com projeto de inclusão no futebol (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O Mushuc Runa Sporting Club é o adversário do Cruzeiro nesta noite de quarta-feira, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Trata-se de um clube jovem, com apenas 22 anos de existência, de propriedade de uma cooperativa de crédito formada pela comunidade indígena da província de Tungurahua, a cerca de 150 quilômetros de Quito, capital do Equador. Antes da partida, o presidente do time, Luis Alfonso Chango, conversou com a Rede 98 sobre as origens do clube e falou da felicidade em enfrentar um time com tanta história no futebol sul-americano, como o Cruzeiro.

“É uma imensa satisfação chegar a este palco esportivo, chegar ao Brasil, jogar contra o Cruzeiro, um time com muita história, com muita trajetória e, além disso, representar os ponchos vermelhos, os ponchos vermelhos do Equador”, disse o mandatário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O dirigente ainda ressaltou a importância das origens indígenas do Mushuc Runa para manter viva a cultura no Equador. “Somos apenas 7,5% da população indígena, que, pouco a pouco, vai desaparecendo. Mas, hoje, os indígenas queremos, na verdade, nos incluir no futebol profissional. E, por meio do futebol profissional, diversificar a profissão, buscar o desenvolvimento econômico, romper paradigmas mentais”, completou.

Chango também revelou que, no passado, a prática do futebol pelos indígenas do Equador era malvista. “Os indígenas, o futebol… nossos pais, nossos avós viam isso com maus olhos. Diziam que isso era para quem não tinha o que fazer, para os vagabundos, preguiçosos, e até castigavam os que jogavam futebol. Nossos avós, nossos pais. Mas agora queremos mudar isso. Queremos mostrar aos indígenas: dizer ‘Inclua-se no futebol profissional. Isso também é uma excelente profissão. E que possamos ter um time indígena também, porque podemos ser agentes do desenvolvimento e do progresso econômico no nosso querido país’”, afirmou.

Por fim, o presidente do adversário do Cruzeiro falou ainda sobre as expectativas do clube na Sul-Americana. “É a primeira vez que estamos na segunda fase. E, como estamos na segunda fase, nos tocou o Cruzeiro, nos toca o Unión Santa Fe. Já jogamos contra o Palestino. Mas vamos com este grande projeto de inclusão social no futebol profissional com indígenas equatorianos”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O jogo

Cruzeiro e Mushuc Runa se enfrentam nesta quarta-feira (09/04), às 21h30, e você acompanha todos os detalhes na Rádio 98, em 98.3 FM e também em todas as plataformas digitais da emissora.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cruzeiro

Com desfalques, Cruzeiro enfrenta o Juventude fora de casa; saiba onde assistir

Recuperado de lesão, Matheus Henrique está à disposição do Cruzeiro

Fabrício Bruno vai desfalcar o Cruzeiro contra o Juventude?

Reforço garantido: Fabrício Bruno volta da Seleção para enfrentar o Juventude

Sem três titulares, Cruzeiro tem outros quatro pendurados para enfrentar o Juventude

Cruzeiro encara o Juventude com problema no ataque; veja provável escalação 

Últimas notícias

Justiça libera posse de nova diretoria do Comam 

Brasil sobe para 5º no ranking da Fifa e será cabeça de chave na Copa

A liminar que parou Belo Horizonte

CNJ revisa milhares de condenações por porte de maconha após decisão do STF

Caso 123 Milhas: credores devem conferir valores em nova fase da recuperação judicial

OMS: 840 milhões de mulheres no mundo foram alvo de violência

Mais da metade dos negros diz não saber como denunciar caso de racismo

Virada do ano na Praça da Liberdade terá Lagum, Biquini, show de drones e mais

Convenções da ONU criadas na Eco92 buscam ações convergentes na COP30