PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Presidente do Mushuc Runa exalta duelo contra Cruzeiro e fala sobre inclusão

Siga no

Cruzeiro encara time indígena equatoriano com projeto de inclusão no futebol (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O Mushuc Runa Sporting Club é o adversário do Cruzeiro nesta noite de quarta-feira, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Trata-se de um clube jovem, com apenas 22 anos de existência, de propriedade de uma cooperativa de crédito formada pela comunidade indígena da província de Tungurahua, a cerca de 150 quilômetros de Quito, capital do Equador. Antes da partida, o presidente do time, Luis Alfonso Chango, conversou com a Rede 98 sobre as origens do clube e falou da felicidade em enfrentar um time com tanta história no futebol sul-americano, como o Cruzeiro.

“É uma imensa satisfação chegar a este palco esportivo, chegar ao Brasil, jogar contra o Cruzeiro, um time com muita história, com muita trajetória e, além disso, representar os ponchos vermelhos, os ponchos vermelhos do Equador”, disse o mandatário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O dirigente ainda ressaltou a importância das origens indígenas do Mushuc Runa para manter viva a cultura no Equador. “Somos apenas 7,5% da população indígena, que, pouco a pouco, vai desaparecendo. Mas, hoje, os indígenas queremos, na verdade, nos incluir no futebol profissional. E, por meio do futebol profissional, diversificar a profissão, buscar o desenvolvimento econômico, romper paradigmas mentais”, completou.

Chango também revelou que, no passado, a prática do futebol pelos indígenas do Equador era malvista. “Os indígenas, o futebol… nossos pais, nossos avós viam isso com maus olhos. Diziam que isso era para quem não tinha o que fazer, para os vagabundos, preguiçosos, e até castigavam os que jogavam futebol. Nossos avós, nossos pais. Mas agora queremos mudar isso. Queremos mostrar aos indígenas: dizer ‘Inclua-se no futebol profissional. Isso também é uma excelente profissão. E que possamos ter um time indígena também, porque podemos ser agentes do desenvolvimento e do progresso econômico no nosso querido país’”, afirmou.

Por fim, o presidente do adversário do Cruzeiro falou ainda sobre as expectativas do clube na Sul-Americana. “É a primeira vez que estamos na segunda fase. E, como estamos na segunda fase, nos tocou o Cruzeiro, nos toca o Unión Santa Fe. Já jogamos contra o Palestino. Mas vamos com este grande projeto de inclusão social no futebol profissional com indígenas equatorianos”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O jogo

Cruzeiro e Mushuc Runa se enfrentam nesta quarta-feira (09/04), às 21h30, e você acompanha todos os detalhes na Rádio 98, em 98.3 FM e também em todas as plataformas digitais da emissora.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cruzeiro

Cruzeiro enfrenta o América e busca manter vivo sonho da classificação no Mineiro; saiba onde assistir

Precisando vencer, Tite deve mandar titulares contra o América; veja provável escalação

PROMO: Concorra a ingressos para Cruzeiro x América pelo Mineiro

Atlético, Cruzeiro ou América? Quem tem mais chances de se classificar no Campeonato Mineiro?

O que o Cruzeiro precisa para se classificar no Campeonato Mineiro? 

Marcelo Moreno volta da aposentadoria, acerta com clube boliviano e mira vaga na Copa do Mundo

Últimas notícias

Cissé se destaca em meio a empate do Atlético com o Athletic

Então, Planta une folia e ativismo ambiental no Carnaval de BH, no Santa Tereza

Atlético tropeça em casa e empata com o Athletic

Lula diz que PT precisa fazer alianças fora da esquerda

Minas Gerais têm alerta de grande perigo para chuvas

Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos vítima de câncer renal

Filho de Henrique Maderite faz homenagem e agradece apoio nas redes

MP autoriza utilização do FGTS para financiar entidades hospitalares filantrópicas

Família confirma velório de Maderite neste domingo; filha posta homenagem