PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Presidente do Mushuc Runa exalta duelo contra Cruzeiro e fala sobre inclusão

Siga no

Cruzeiro encara time indígena equatoriano com projeto de inclusão no futebol (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

O Mushuc Runa Sporting Club é o adversário do Cruzeiro nesta noite de quarta-feira, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Trata-se de um clube jovem, com apenas 22 anos de existência, de propriedade de uma cooperativa de crédito formada pela comunidade indígena da província de Tungurahua, a cerca de 150 quilômetros de Quito, capital do Equador. Antes da partida, o presidente do time, Luis Alfonso Chango, conversou com a Rede 98 sobre as origens do clube e falou da felicidade em enfrentar um time com tanta história no futebol sul-americano, como o Cruzeiro.

“É uma imensa satisfação chegar a este palco esportivo, chegar ao Brasil, jogar contra o Cruzeiro, um time com muita história, com muita trajetória e, além disso, representar os ponchos vermelhos, os ponchos vermelhos do Equador”, disse o mandatário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O dirigente ainda ressaltou a importância das origens indígenas do Mushuc Runa para manter viva a cultura no Equador. “Somos apenas 7,5% da população indígena, que, pouco a pouco, vai desaparecendo. Mas, hoje, os indígenas queremos, na verdade, nos incluir no futebol profissional. E, por meio do futebol profissional, diversificar a profissão, buscar o desenvolvimento econômico, romper paradigmas mentais”, completou.

Chango também revelou que, no passado, a prática do futebol pelos indígenas do Equador era malvista. “Os indígenas, o futebol… nossos pais, nossos avós viam isso com maus olhos. Diziam que isso era para quem não tinha o que fazer, para os vagabundos, preguiçosos, e até castigavam os que jogavam futebol. Nossos avós, nossos pais. Mas agora queremos mudar isso. Queremos mostrar aos indígenas: dizer ‘Inclua-se no futebol profissional. Isso também é uma excelente profissão. E que possamos ter um time indígena também, porque podemos ser agentes do desenvolvimento e do progresso econômico no nosso querido país’”, afirmou.

Por fim, o presidente do adversário do Cruzeiro falou ainda sobre as expectativas do clube na Sul-Americana. “É a primeira vez que estamos na segunda fase. E, como estamos na segunda fase, nos tocou o Cruzeiro, nos toca o Unión Santa Fe. Já jogamos contra o Palestino. Mas vamos com este grande projeto de inclusão social no futebol profissional com indígenas equatorianos”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O jogo

Cruzeiro e Mushuc Runa se enfrentam nesta quarta-feira (09/04), às 21h30, e você acompanha todos os detalhes na Rádio 98, em 98.3 FM e também em todas as plataformas digitais da emissora.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cruzeiro

Cruzeiro anuncia inscritos para a Copinha 2026; atacante fica fora da lista

Cruzeiro vende Isa Haas por valor recorde e zagueira se despede da torcida

Bruno Spindel é anunciado oficialmente pelo Cruzeiro

Cruzeiro acelera negociações e mira contratação de centroavante

Spindel, novo dirigente do Cruzeiro, chega em Belo Horizonte e se reúne com Pedro Lourenço

Cruzeiro encaminha contratação de Bruno Spindel, ex-Flamengo

Últimas notícias

Isiah Whitlock Jr., o Clay Davis de The Wire, morre aos 71 anos

Trânsito na Serra do Cipó obriga reforço emergencial

Bolsonaro segue internado após terceira cirurgia para conter quadro de soluços

Guinness reconhece o réveillon do Rio como o maior do mundo

Daniel Vorcaro depõe por 3h à PF no caso Banco Master

Defesa Civil emite alerta de granizo em BH pelo segundo dia seguido

Ministério de Portos e Aeroportos e BNDES assinam liberação de R$ 4 bi do Fnac para aéreas

BH ganha 102 novos radares para fiscalizar avanço de sinal e faixas exclusivas

PF diz que passaporte de Augusto Heleno não foi entregue; defesa contesta versão