Em 1999, o primeiro campeão da Copa Centro-Oeste foi um time mineiro, o Cruzeiro; Relembre a história!

Siga no

O capitão Marcelo Djian levantou a taça da Copa Centro-Oeste. (Foto: Arquivo/Cruzeiro)

Compartilhar matéria

Em sorteio realizado na sede da CBF, o Cruzeiro conheceu seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil. O time celeste enfrentará o Vila Nova de Goiás, fazendo o primeiro jogo em casa e decidindo em Goiânia.

Contudo, Cruzeiro x Vila Nova já se enfrentaram em outras oportunidades, e em uma delas, contaram uma passagem que entrou para a história do futebol brasileiro há 26 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ano em que colocaram Minas Gerais na região Centro-Oeste

Em 1999, o calendário do futebol brasileiro não era muito diferente do que assistimos hoje: muitos jogos e a agenda apertada eram fatos costumeiros naquele período. No entanto, os campeonatos estaduais duravam mais tempo, a Copa do Brasil e a Libertadores terminavam no meio do ano, e o Campeonato Brasileiro começou no final de junho para terminar quase no Natal, precisamente, no dia 22 de dezembro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda naquela década, existiam os campeonatos regionais, como os já consagrados Torneio Rio-São Paulo e a Copa do Nordeste. Em 1999, entraram no calendário a Copa Sul – embrião do que viria a ser a Copa Sul-Minas a partir de 2000 – e a Copa Centro-Oeste, que é a história que iremos contar aqui. Minas Gerais também contou com um torneio regional, porém, mais caseiro: a Copa dos Campeões Mineiros.

O torneio contou com Cruzeiro, Atlético, América e Villa Nova, e foi incorporado a Copa Centro-Oeste como uma primeira fase da competição. O campeão da Copa dos Campeões estaria na final da competição da região central do Brasil.

Com a bola rolando…

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Cruzeiro tinha uma equipe quase toda montada por remanescentes da temporada 1998, onde o clube foi um dos melhores do futebol brasileiro, sendo vice-campeão da Copa do Brasil, Mercosul e do Brasileirão, e tricampeão mineiro. Algumas caras novas apareciam naquela equipe, como o goleiro Maizena, os laterais Evanilson e André Luis e o meio-campo Paulo Isidoro.

Após uma primeira fase disputada, Cruzeiro e Atlético fizeram as melhores campanhas e foram os finalistas do torneio, que também valeu como semifinal da Copa Centro-Oeste. O Galo tinha o entrosamento de Valdir e Marques no ataque, e a Raposa tinha uma dupla de baianos no setor ofensivo: Marcelo Ramos e Alex Alves.

E o que aconteceu na decisão mineira?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Cruzeiro era um time amplamente estruturado dentro e fora de campo. O elenco era entrosado, com ótimos jogadores em todas as posições. No comando, Levir Culpi era treinador do clube há, pelo menos, um ano.
Do outro lado da Lagoa da Pampulha, o Atlético passava por uma reformulação no departamento de futebol, que, em menos de dois meses, teve Carlos Alberto Torres e Ricardo Drubscky como treinadores. Após a demissão de Drubscky, o então diretor de futebol, Toninho Cerezo, assumiu também o comando técnico.

Durante os 90 minutos, o Cruzeiro passeou em campo e goleou o Atlético por 5 a 1, com dois gols de Valdo, ambos cobrando falta, além de Marcelo Ramos, Alex Alves e Paulo Isidoro. Com a goleada, o time celeste levantou o troféu da Copa dos Campeões de Mineiros, e disputaria a final da Copa Centro-Oeste com o Vila Nova.

Minas Gerais estava na região Centro-Oeste

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quase um mês depois da final mineira, no dia 28 de abril, Cruzeiro e Vila Nova se enfrentaram no Mineirão pela primeira partida da final da Copa Centro-Oeste. O time celeste não teve pena do alvirrubro e fez 3 a 0 com a trinca de baianos Marcelo Ramos, Paulo Isidoro e Alex Alves marcando os gols.

Na segunda partida, o Vila Nova precisava vencer para forçar a terceira partida, e conseguiu. A equipe goiana venceu por 2 a 1, com gols de Tim e Anderson. Alex Alves descontou para o Cruzeiro.

Na terceira e derradeira partida, no dia 12 de maio de 1999, Vila Nova e Cruzeiro entraram em campo decidindo que seria o campeão regional, com o time celeste tendo a vantagem do empate. A equipe goiana criou mais oportunidades, deu trabalho ao goleiro Maizena, mas o placar ficou em branco.

O primeiro campeão da Copa Centro-Oeste foi um time região Sudeste, o Cruzeiro.

E o que aconteceu com o Cruzeiro depois?

A temporada que prometia títulos do Cruzeiro e apresentava um ótimo time no papel, não se concretizou ao final de 1999. Embora tenha feito boas partidas durante as competições, nas fases eliminatórias o rendimento não foi o mesmo.

Logo depois da Copa Centro-Oeste, o time celeste ficou em terceiro lugar no Campeonato Mineiro, vencido pelo Atlético, terminou o Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul eliminado nas quartas de final, e foi vice-campeão da Seletiva para a Copa Libertadores da América de 2000. O Cruzeiro chegou a ser campeão da Recopa Sul-Americana derrotando o River Plate-ARG, mas este era válido pelo torneio de 1998.

Compartilhar matéria

Siga no

Vinícius Silveira

Jornalista e Radialista com 12 anos de carreira, sendo produtor, repórter e apresentador pela Rádio 98 FM desde 2018. Formado em jornalismo pela faculdade UNI-BH, e com passagens por outras emissoras de rádio e jornais.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

William retorna aos treinamentos e pode ser opção contra o Fluminense

Atlético vai acertar salários atrasados nesta quarta-feira (15/7)

Rubens recebe proposta de clube russo para deixar o Atlético: ‘tem que vender’

Cruzeiro assume liderança do ranking de invencibilidade do Brasileirão

Cruzeiro recusa proposta de empréstimo por Lautaro Diaz; diretoria quer vender atacante

Matheus Gonçalves revela surpresa ao saber sobre transferência frustrada ao Cruzeiro

Últimas notícias

MG se prepara para escolher o melhor queijo artesanal; saiba como se inscrever

Caixa libera abono salarial para nascidos em setembro e outubro

Para câmaras de comércio, tarifa de 50% afeta economia norte-americana

Preço do leite cai pelo segundo mês seguido e acende alerta em Minas Gerais

COP30: Brasil passa a emitir visto eletrônico para participantes estrangeiros

Por que a nova ameaça de Trump pouco mexeu com os mercados?

Trump ameaça Rússia com sanção de 100%, mas mercado reage pouco

Geração X: Os Líderes Silenciosos da Revolução da IA

Gatilhos Fiscais: Proteções Contra o Descontrole