Bobadilla é intimado para depor após denúncia

Siga no

Bobadilla é acusado de xenofobia e será ouvido pela Polícia Civil (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

Bobadilla, meio-campista do São Paulo, está sendo acusado de xenofobia por Miguel Navarro, do Talleres, e foi intimado pela Polícia Civil a comparecer à delegacia nesta sexta-feira (30/05) para prestar depoimento sobre o incidente. Segundo Navarro, o jogador do São Paulo o chamou de “venezuelano morto de fome”.

“Esperamos que ele compareça. Foi intimado para estar aqui na próxima sexta-feira, no período da tarde. Também solicitamos imagens ao São Paulo. Agora, precisamos confrontar tudo isso, as imagens que vão chegar, identificar se havia algum jogador próximo de Navarro e Bobadilla no momento, e verificar eventuais versões de outras pessoas”, disse Rodrigo Corrêa Baptista, delegado da DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva), ao GE, nesta quarta-feira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A vítima, que é o Navarro, foi encaminhada à delegacia. Ouvimos seu depoimento: ele afirmou ter ouvido a frase em espanhol, dita por Bobadilla. Duas testemunhas confirmaram a versão da vítima. O árbitro declarou que não presenciou o ocorrido, apenas momentos antes ou depois do episódio. Os policiais militares também foram ouvidos. Agora, precisamos ouvir Bobadilla. Isso é importante. Precisamos confrontar o que ele tem a dizer com o que já está no inquérito policial”, ponderou o delegado.

Navarro registrou um boletim de ocorrência na unidade da Polícia Militar localizada no estádio do Morumbi, logo após o jogo disputado nesta terça-feira. Procurado pela polícia para prestar depoimento, Bobadilla já havia deixado o local.

“Se o policial estivesse próximo a ele e ele tivesse saído correndo, seria outra situação. Mas ele deixou o local antes da presença policial. Precisamos analisar isso. Ele será questionado sobre os motivos que o levaram a essa ação, sobre por que deixou o estádio. Ele terá a oportunidade de apresentar sua versão e produzir provas nesse sentido, como um eventual álibi”, complementou Rodrigo Corrêa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A intimação é uma ordem legal expedida por um delegado de polícia ou outra autoridade competente, para que a pessoa compareça. Existe uma ordem legal, e ele deve atender e apresentar sua versão dos fatos. Caso não compareça, sua condição como investigado pode se agravar, pois a investigação precisa prosseguir. É um fato grave, está sendo apurado, e o Estado deve dar seguimento a essa investigação”, disse.

“A oitiva dele é uma parte importante, inclusive no próprio interesse dele, enquanto investigado, de se defender. Acreditamos que, por ser atleta profissional de um grande clube, não haverá resistência ou tentativa de atrapalhar a investigação, o que seria irracional e prejudicial ao próprio investigado”, concluiu Rodrigo Corrêa Baptista.

Diante da acusação, Bobadilla pode ser suspenso dos torneios organizados pela Conmebol, que já abriu expediente disciplinar para apurar o caso.

Outro ponto é que, no Brasil, crimes de xenofobia são enquadrados como crimes de racismo. Caso seja condenado, o jogador pode ser sentenciado a dois a cinco anos de reclusão.

“O crime investigado é o de injúria racial, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. É inafiançável e imprescritível. Precisamos apurar com toda a cautela e o rigor possíveis, como em qualquer investigação criminal”, finalizou o delegado.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol no Brasil

Cuca nega saída de Cuello e se diz confiante no projeto do Atlético

Leonardo Jardim detona gramado do Barradão e sai em defesa de Eduardo

Atlético vence o Internacional por 2 a 0 antes da parada do Campeonato Brasileiro

‘Deixa ir embora não’: torcida do Galo se empolga com presença do volante Fred na Arena MRV

Falha em sistema de reconhecimento facial causa tumulto na entrada na Arena MRV; veja vídeo

De olho em transferência, Fausto Vera pediu para não ser relacionado para Atlético x Internacional

Últimas notícias

‘Olha o rato’: Arana captura roedor após ‘caçada’ com queijo e babá eletrônica

Aiatolá do Irã promete punição “amarga e dolorosa” contra Israel

Prefeito de BH abrigado em bunker: a agenda que levou Álvaro Damião a Israel

Irã diz que exercerá direito de autodefesa e fala em ‘resposta decisiva’

Lula quer transformar mentiras em verdades

VÍDEO: Prefeito de Belo Horizonte mostra bunker em que está abrigado após Israel bombardear o Irã

Ex-ministro Gilson Machado é preso em Pernambuco

STF revoga pedido de prisão de Mauro Cid

Vacinação contra a gripe segue em BH neste fim de semana com quatro pontos extras