O calendário do futebol brasileiro está cada vez mais próximo de receber mudanças. Nesta segunda-feira (29/9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que divulgará as novas datas das competições em todo o país. O novo calendário será apresentado na próxima quarta-feira (1/10), em evento na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da CBF, Samir Xaude, a ideia é reduzir as datas dos Estaduais e da Copa do Brasil. A tendência é que a Copa tenha menos confrontos mata-mata decididos em partidas de ida e volta.
Além das alterações nas competições nacionais, a CBF estuda também mudanças em torneios internacionais que envolvem equipes brasileiras. A entidade avalia, junto à Conmebol, uma redução no número de vagas destinadas ao Brasil na Copa Libertadores.
Atualmente, o Campeonato Brasileiro oferece seis vagas para a Libertadores — quatro diretas para os primeiros colocados e duas para as fases preliminares, destinadas ao quinto e ao sexto lugar. A proposta da CBF é reduzir o número para cinco vagas, todas diretas para a fase de grupos da competição continental. A Copa do Brasil continuará classificando o campeão diretamente para a fase de grupos da Libertadores.
Clique aqui e assista na íntegra.