Prestes a comemorar 60 anos de história, o Mineirão está em negociação para vender os seus naming rights, ou “direitos de nome”, em português. Isso significa que o Gigante da Pampulha, um dos maiores palcos do futebol brasileiro, pode passar a ter o nome de alguma empresa ou entidade que pagar por isso.
O assunto veio à tona durante a Conferência Nacional do Futebol (Conafut), realizada nessa sexta-feira (8/8), no Mineirão. Na ocasião, Jacqueline Alves, diretora executiva da Minas Arena, confirmou que o estádio busca a captação de naming rights.
Em contato com a Rede 98, a Minas Arena informou que esse interesse é antigo, embora ainda não tenha ocorrido nenhum avanço. Por meio da assessoria de imprensa, a administração do Mineirão informou que ainda estão sendo realizadas conversas para tratar do assunto, mas descartou que algum contrato já tenha sido formalizado.
Esse tipo de negociação tem se tornado cada vez mais comum dentro e fora do universo do futebol. Em dezembro de 2023, o São Paulo oficializou o acordo pelos “naming rights” do Estádio do Morumbi com a empresa alimentícia Mondelez, e o estádio passou a se chamar MorumBIS desde então.
No ano passado, o Mercado Central, um dos maiores pontos turísticos de Belo Horizonte, fechou um acordo de naming rights com a plataforma de apostas esportivas KTO e passou a ser chamado de Mercado Central KTO. O mesmo ocorreu com o metrô de Belo Horizonte, que agora conta com a Estação Central Supermercados BH.