Um caso curioso envolvendo o Papa Francisco voltou a circular nas redes sociais após a morte dele, no último domingo (21/4). Alfio Basile, ex-técnico do San Lorenzo – clube do coração do pontífice – contou a situação em 2014 durante um programa esportivo na TV argentina.
Basile relembrou que, em 1998, antes de uma partida, se irritou com a presença de Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo metropolitano de Buenos Aires, no vestiário da equipe e proibiu sua entrada.
“No momento em que estávamos entrando em campo, apareceu um padre no vestiário. Perguntei quem era e o presidente me disse que era um sacerdote que sempre ia lá para cumprimentar e abençoar os jogadores. Eu falei: ‘Mande-o embora agora! Esse aí é zicado. Expulse-o daqui, não quero ver nenhum padre no vestiário!’”, contou aos risos.
Na ocasião, o San Lorenzo enfrentava o Platense, pelo Campeonato Argentino, e venceu a partida por 4 a 1.
Anos depois, em 2013, após a eleição de Bergoglio como Papa, Basile foi surpreendido por uma lembrança. Segundo ele, o presidente do San Lorenzo o procurou e disse:
“Viu quem é o novo Papa? É aquele que você expulsou do nosso vestiário!”
O ex-treinador contou o episódio de forma bem-humorada, arrancando risadas e despertando a curiosidade dos internautas. Basile revelou ainda que o Papa Francisco não teria ficado nada satisfeito com a situação na época, já que era torcedor fanático do San Lorenzo.