O presidente da Fifa, Gianni Infantino, revelou a intenção de levar uma Copa do Mundo para a Bolívia durante visita oficial ao país, nesta segunda-feira (21/10), em comemoração aos 100 anos da Federação Boliviana de Futebol (FBF). A declaração gerou repercussão internacional e polêmica, já que o país nunca sediou o torneio e enfrenta desafios estruturais e logísticos.
Infantino destacou o crescimento do futebol boliviano e afirmou que a Fifa está aberta a discutir um projeto para transformar o país em sede de um Mundial, mas enfatizou que a ideia ainda depende de conversas com o novo presidente do país, Rodrigo Paz.
“Vamos trazer uma Copa do Mundo para cá, claro, é evidente. Vamos conversar sobre qual Copa do Mundo estamos falando. Vamos conversar com o presidente da Bolívia”, declarou, ao lado de autoridades bolivianas.
O país é conhecido por seus estádios situados em grandes altitudes, como o Hernando Siles, em La Paz, a mais de 3.600 metros acima do nível do mar. Recentemente, a Seleção Brasileira enfrentou a Bolívia em El Alto, cidade localizada a mais de 4.000 metros de altitude e enfrentou dificuldades: perdeu por 1 a 0.