Superando grandes potências, o Brasil surpreendeu com a conquista da medalha de ouro de punhobol nos Jogos Mundiais, em Chendgu, na China. A seleção nacional venceu o título inédito na categoria feminina e o bicampeonato na masculina, ambos nesta quarta-feira (13/8).
O punhobol é um esporte que se assemelha ao vôlei, porém ele é jogado em campo de grama que mede 50 m x 20 m. A categoria também pode ser praticada em uma quadra de salão com medidas de 40 m x 20 m. O campo é dividido ao meio por dois postes e uma fita esticada, à uma altura de 2m (adulto masculino) ou 1,90m (adulto feminino). Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas com o antebraço.
O esporte é comum no sul do Brasil, mas a região que mais pratica o punhobol é a Alemanha. O país europeu, inclusive, foi o adversário da seleção brasileira na final dos Jogos Mundiais e foi derrotado por 3 sets a 0. Já na categoria feminina, as jogadoras venceram a equipe da Suíça, de virada, por 3 sets a 2.
O primeiro ouro do Brasil no punhobol (fistball em inglês) foi conquistado em 2009, nos jogos de Taiwan, na categoria masculina. O esporte foi criado pelo alemão Karl Schelenz em 1912 e, atualmente, é praticado em 65 países de cinco continentes.