É Enea! Neste sábado (2/8), a Seleção Brasileira Feminina venceu a Colômbia por 5 a 4 e conquistou seu nono título da Copa América. O Brasil é o maior campeão do torneio, com nove conquistas em dez edições realizadas até hoje.
O TRONO É DELAS. A AMÉRICA É NOSSA.
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) August 3, 2025
DONAS DO TRONO, SENHORAS DA AMÉRICA.
⭐️1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018, 2022 e 2025. ⭐️
GIGANTES PELA PRÓPRIA NATUREZA, ISSO É BRASIL. 💚💛 pic.twitter.com/hAvaof1qqH
Clique aqui e veja a publicação da CBF nas redes sociais.
A partida foi eletrizante do início ao fim. A Colômbia abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com gol de Linda Caicedo. O Brasil empatou nos acréscimos: Angelina converteu um pênalti e deixou tudo igual antes do intervalo.
No segundo tempo, a Colômbia voltou a ficar à frente no placar, com gol contra de Tarciane. O Brasil empatou aos 35 minutos, com Amanda Gutierres. Nos minutos finais, a seleção colombiana retomou a vantagem, faltando apenas dois minutos para o fim do jogo. No entanto, nos acréscimos da etapa final, Marta — considerada a maior jogadora de todos os tempos — empatou novamente para o Brasil.
Na prorrogação, a Seleção Brasileira assumiu a liderança do placar pela primeira vez, mais uma vez com gol de Marta. Porém, a Colômbia levou a decisão para os pênaltis com gol de Leicy Santos, aos 115 minutos.
Nas penalidades, Angelina desperdiçou sua cobrança pelo Brasil, mas Manuela Pavi e Leicy Santos também perderam para a Colômbia. No pênalti que poderia definir o título, Marta errou, levando a disputa para as cobranças alternadas. Jhonson converteu para o Brasil, e Bonilla, para a Colômbia. Luany fez o último gol, e o Brasil sagrou-se campeão após a goleira Lorena defender a cobrança de Jorelyn Carabalí.
Fim da rainha?
A conquista pode ser ainda mais simbólica para a Seleção feminina. A Copa América de 2025 pode ter sido a última competição de Marta com a camisa canarinho. Aos 39 anos, a presença da Rainha ainda é inccerta na Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá no Brasil.