Ex-atacante, ex-diretor de futebol e ídolo do Atlético na década de 1950, Vavá completou, neste sábado (5/4), 96 anos. Walter José Pereira é mineiro de Sacramento, na região do Alto Paranaíba. Ele defendeu a camisa alvinegra por pouco mais de três anos e marcou 58 gols em 118 jogos.
Vavá conquistou o título simbólico de “campeão do gelo” na passagem pelo Galo, que é uma conquista reverenciada no hino do clube. Apesar do sucesso no período, a carreira do ex-atleta foi interrompida precocemente em 1954, quando recebeu um diagnóstico de problema cardíaco aos 23 anos. Anos depois, o ex-atacante descobriu que o exame apresentava falhas.
🎉🥳 Feliz aniversário, Vavá!
— Atlético (@Atletico) April 5, 2025
Artilheiro das partidas difíceis e CAMpeão do Gelo pelo #Galo, Vavá é o aniversariante do sábado! Desejamos muita saúde e alegrias, ídolo! ⚽
Deixe a sua mensagem de parabéns 👇🏼 pic.twitter.com/s4TeKTwuco
No curto período como profissional, Vavá conquistou o Campeonato Mineiro em três oportunidades: 1950, 1952 e 1953. No ano do primeiro título, o ex-jogador foi considerado o “artilheiro de partidas difíceis” por ter tido êxito em confrontos do Atlético na Europa sob condições climáticas adversas.
Em 1997, Vavá se tornou diretor de futebol do Galo, além de ter sido um dos fundadores do Centro Atleticano de Memória. No ano em que dirigiu o clube, o ídolo conquistou a 2ª Copa Conmebol da história alvinegra.