O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião comentou nesta quinta-feira (10/7) a compra de quase R$ 1,9 milhão em açúcar cristal pela prefeitura sem licitação. Segundo ele, a compra se deu em “contrato emergencial”. Damião avalia que o valor gasto em açúcar precisa ser analisado com base na demanda da capital mineira.
“Sobre essa polêmica envolvendo o açúcar, a gente tem que fazer uma reserva, porque nós temos vários equipamentos. Às vezes as pessoas falam: ‘Ah, 2 milhões em açúcar’, mas não fala quanto que se gasta de açúcar numa cidade que tem 2 milhões e meio de habitantes. A gente tem escolas municipais, a gente tem vários equipamentos, são muitos os equipamentos que utilizam o açúcar em Belo Horizonte.”
O contrato foi firmado com a Nutri Comércio Ltda, empresa que já forneceu alimentos em outras ocasiões à administração municipal. Segundo o prefeito, a dispensa de licitação após desistência de fornecimento do produto por parte dos vencedores da licitação original.
“Houve a licitação, a empresa que ganhou não cumpriu, abriu mão. A segunda também, a mesma coisa. A gente teve que fazer essa emergencial para poder adquirir o açúcar até o final do ano. Isso não é para gasto de um mês, não é gasto de dois meses. Isso é uma compra anual da prefeitura.”
Uniformes escolares
Durante entrevista na Praça do Papa, Álvaro também rebateu críticas relacionadas à entrega de uniformes escolares. Questionado se uma nova licitação seria realizada, o prefeito negou.
“Sobre os uniformes, não. Inclusive eu mandei uma mensagem para a secretária [de Educação], para Natália [Araújo], que eu vou até mostrar para vocês aqui. É tanta pancada que toma que na hora que tem alguma coisa bacana também eu tenho que passar para ela.”
“Eu recebi no direct do meu Instagram: ‘Querido prefeito, passando para parabenizar pela excelente qualidade dos uniformes da rede municipal. Não trabalho na rede, mas sou professora e atendo crianças de baixa renda no meu espaço infantil […] Ninguém nunca pensou com tanto carinho no uniforme da rede municipal. Blusa de frio de verdade, blusa manga longa de verdade, meia estação de verdade. Parabéns, parabéns, parabéns.’”
Segundo ele, os uniformes já estão sendo entregues gradualmente e com prioridade para as roupas mais adequadas à estação.
“A gente sente que o uniforme é de qualidade. Houve o atraso na entrega por causa de logística, sabe? E conversamos com a empresa, eles já estão atendendo. Os uniformes já estão sendo entregues. Inclusive os de frio estão chegando primeiro porque tá na estação.”