PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Dias Toffoli

Siga no

Fachado do Banco Master, de Daniel Vorcaro (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu nessa quinta-feira (12/2) a relatoria do inquérito que apura suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master. A redistribuição ocorreu de forma eletrônica, após o ministro Dias Toffoli pedir para deixar o caso sob a pressão de críticas.

A mudança ocorreu depois de a Polícia Federal (PF) informar ao presidente do STF, Edson Fachin, que há menções a Toffoli em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O aparelho foi apreendido durante operação de busca e apreensão. O conteúdo das mensagens está sob segredo de Justiça.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a redistribuição, Mendonça passa a conduzir os próximos passos da investigação. Ele também relata, no Supremo, o inquérito que apura descontos indevidos de mensalidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pedido de saída

Toffoli estava à frente do caso desde novembro do ano passado. Na tarde dessa quinta, após reunião convocada por Fachin para apresentar aos ministros o relatório da PF, ele solicitou formalmente o envio do processo para redistribuição.

Em nota oficial, os ministros do STF manifestaram apoio a Toffoli e afirmaram que não há motivos para suspeição ou impedimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“[Os ministros] expressam, neste ato, apoio pessoal ao Exmo. Min. Dias Toffoli, respeitando a dignidade de Sua Excelência, bem como a inexistência de suspeição ou de impedimento. Anote-se que Sua Excelência atendeu a todos os pedidos formulados pela Polícia Federal e Procuradoria Geral da República”, informou a Corte.

O comunicado destaca que a saída ocorreu por iniciativa do próprio ministro, com base na prerrogativa prevista no Regimento Interno do STF, e que a Presidência acolheu o pedido após ouvir os demais integrantes do tribunal.

Reunião no STF

A reunião entre os ministros durou cerca de três horas. Durante o encontro, eles tomaram conhecimento do relatório da PF que cita o nome de Toffoli nas mensagens extraídas do celular de Vorcaro. Os magistrados também ouviram a defesa do ministro, que inicialmente manifestou interesse em permanecer na relatoria. Diante da repercussão pública do caso, no entanto, Toffoli optou por deixar a condução do inquérito.

Desde o mês passado, o ministro vinha sendo alvo de críticas por continuar à frente da investigação após reportagens indicarem que a PF identificou possíveis irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo adquiriu participação no resort Tayayá, no Paraná, que pertencia a familiares de Toffoli.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em nota divulgada também nessa quinta-feira, o ministro confirmou que é um dos sócios do empreendimento e afirmou que não recebeu qualquer valor de Daniel Vorcaro.

Com Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Justiça de SC autoriza e corpo de cão Orelha é exumado

Ministros do STF veem ‘plena validade’ e endossam atos de Toffoli no caso Master

Dias Toffoli se reune com o STF e deixa relatoria do caso do Banco Master

Fachin convoca ministros do STF para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli

Anvisa suspende 10 lotes de fórmula infantil da Nestlé por excesso de selênio e iodo

Últimas notícias

Carnaval BH 2026: estações do metrô abrem mais cedo neste sábado; confira mudanças

Seleção da Jamaica homenageia Bob Marley em camisas para Copa do Mundo de 2026

BH tem queda de 5% nas reclamações na lei do silêncio, mas média é de 26 por dia

Governo de Minas cancela leilão do Lote Noroeste após veto federal à delegação de rodovias

Victor Hugo é o jogador do Atlético com mais chances criadas no Brasileirão

Sequência de acidentes com vazamento de produto perigoso deixa uma pessoa morta no Sul de Minas

WS Elétrico, Bloco Fúnebre e mais: veja a programação do Carnaval de BH desta sexta-feira

Cruzeiro terá nova coleção Adidas Originals em 2026; veja previsão e detalhes

Arrastão do Hott agita a Pampulha nesta quinta-feira