Com a chegada do período de maior circulação de doenças respiratórias, a Prefeitura de Belo Horizonte já observa crescimento na demanda por atendimentos nas unidades de saúde. Para garantir assistência oportuna e segura, a Secretaria Municipal de Saúde ativou parte do Plano de Contingência e anunciou a abertura de 30 novos leitos de enfermaria pediátrica – 20 no Hospital Odilon Behrens e 10 no Hospital da Baleia.
Além da abertura dos novos leitos, a Prefeitura reforça o atendimento por teleconsulta, disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h, para casos clínicos leves, como sintomas gripais, diarreia, vômitos, infecções urinárias e dores articulares. O agendamento é feito pelo portal da PBH.
A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento nos 153 centros de saúde da capital, além de postos extras e do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os grupos prioritários e endereços estão disponíveis no site oficial da Prefeitura.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de atendimentos relacionados a síndromes respiratórias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Saúde entre janeiro e abril de 2025 chegou a 187.058 — número ainda inferior ao mesmo período de 2024, que somou 227.502 registros.
O dado mais recente, até 29 de abril deste ano, mostra expressivo aumento nas últimas semanas, com 63.217 atendimentos em abril, ante 42.435 em março.
A PBH reforça que o Plano de Contingência será ampliado conforme a evolução do cenário epidemiológico.