PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carnaval BH 2026: entrega das credenciais para ambulantes começa na segunda-feira

Siga no

PBH credenciou 14 mil ambulantes em 2026 (Bruno Figueiredo/PBH)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começa, na próxima segunda-feira (26/1), a entrega das credenciais dos ambulantes autorizados a trabalhar no Carnaval de 2026. A retirada será feita no Expominas até sábado (31/1), das 8h às 17h, e é destinada exclusivamente aos profissionais que tiveram o cadastro confirmado pela Belotur para a comercialização de bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial da folia.

A entrega das credenciais será realizada por ordem de chegada. Para retirar o documento, o ambulante deve apresentar um documento oficial com foto e o número de protocolo gerado no momento do cadastro. No local, os profissionais também participarão de um breve treinamento com orientações sobre as regras de atuação durante o Carnaval.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, 40 profissionais estarão envolvidos no processo de credenciamento, com capacidade de atendimento de até 2,6 mil ambulantes por dia. Dúvidas sobre o cadastramento e a retirada das credenciais podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Regras

A credencial é pessoal e intransferível e autoriza a circulação dos ambulantes exclusivamente nos desfiles dos blocos de rua, entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro, período oficial do Carnaval em BH. O documento não permite a atuação em eventos privados, mesmo quando realizados em espaços públicos.

Os profissionais credenciados devem seguir as normas estabelecidas no edital, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, a vedação da comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e produtos em recipientes de vidro, além da obrigatoriedade de permanecer na área de dispersão após o fim dos desfiles dos blocos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a PBH, não será possível realizar novos cadastros no local de retirada das credenciais. A ação se limita aos ambulantes que tiveram a inscrição previamente validada pela Belotur, com confirmação enviada por e-mail e SMS.

Neste ano, o processo de cadastramento foi feito novamente de forma online, após diálogo entre a prefeitura e a Associação de Ambulantes. As inscrições ocorreram entre 12 e 19 de janeiro e somaram 23.178 interessados. Após a análise da documentação, 14 mil credenciamentos foram aprovados, incluindo 668 caixeiros já registrados na prefeitura e 94 pessoas com deficiência.

De acordo com a administração municipal, a maior parte das inscrições não validadas ocorreu por envio de documentação incorreta ou falsificada, além de cadastros feitos por menores de 18 anos.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Santa Casa BH abre mais de 60 vagas para profissionais de áreas variadas

BH cria linhas de ônibus gratuitas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras

Leonardo Castro defende aproximação entre moradia e trabalho em reunião com regionais

Tá chegando! Ensaios de Carnaval agitam fim de semana em BH; confira a programação!

PBH discute plano para atrair moradores ao Centro e revitalizar a Lagoinha; retrofit é aposta

Carro capota, cai no Rio Arrudas e é arrastado pela água em BH

Últimas notícias

Plano de paz em Gaza é tema de telefonema entre Lula e Mahmoud Abbas

Atlético x Cruzeiro: FMF divulga árbitro escolhido para primeiro clássico do ano

Geoeconomia muda a leitura dos choques globais

Como o café deixou de ser gratuito e virou negócio bilionário

Transição elétrica enfrenta limites no mercado de picapes

Luísa Sonza vai ser atração de bloco no Carnaval de BH

Janeiro alerta para prevenção do câncer de colo do útero

BH terá voo direto para Montevidéu a partir de março

Colaboradores ganham papel central na comunicação corporativa