Quatrocentos municípios de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, estão sob alerta amarelo para chuvas intensas, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã deste sábado (15/11). O aviso, válido até as 9h de domingo (16/11), prevê precipitações de 20 a 30 mm por hora e ventos entre 40 km/h e 60 km/h.
O comunicado abrange cidades da Região Metropolitana, Centro, Sul de Minas e Zona da Mata, onde a instabilidade deve se concentrar ao longo de hoje e da madrugada. O risco associado é considerado baixo, mas o Instituto alerta para a possibilidade de quedas de galhos, alagamentos pontuais, descargas elétricas e interrupções de energia.
O nível “perigo potencial” indica que a situação meteorológica pode apresentar riscos, ainda que não haja previsão de danos de grande escala. Na prática, significa que a população deve redobrar a atenção em atividades ao ar livre e em locais mais vulneráveis a vento forte e chuva intensa, mantendo-se informada sobre as atualizações do clima e evitando qualquer exposição desnecessária a condições adversas.
O Inmet orienta evitar abrigo sob árvores, não estacionar perto de torres ou placas e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades. Em caso de emergência, os contatos são Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Frente fria chega durante a semana
A maior mudança no tempo está prevista para o início da próxima semana. Segundo o Inmet, uma frente fria começa a se organizar no Paraguai, Argentina e Uruguai entre a tarde e a noite deste sábado. Ela vem acompanhada de um ciclone extratropical, que deve se formar nas imediações do Uruguai entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.
Esse sistema avança rapidamente pelo Sul do Brasil e deve chegar a Minas entre a tarde e a noite de segunda-feira (17/11). “Por onde atuar provocará chuvas e ventos fortes. Portanto, a expectativa é que segunda e terça-feira ocorra chuvas fortes, de forma gradativa, em todas as regiões mineiras”, informou o Inmet em nota.