A 34ª edição do Minas Trend será realizada desta terça-feira (21/10) até o dia 23 de outubro, no BH Shopping, em Belo Horizonte, e deve movimentar R$ 30 milhões em negócios. O evento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) reúne 203 estandes — aumento de 54% em relação à última edição — e mais de 150 marcas dos setores de vestuário, calçados, acessórios, couro e joalheria.
Com o tema “A moda se move com você”, o salão de negócios deve receber cerca de 5 mil visitantes, incluindo lojistas, expositores e profissionais da cadeia produtiva da moda. O formato amplia o papel do Minas Trend como uma das principais plataformas do país para lançamentos, inovação e comercialização de produtos.
A programação completa do Minas Trend está disponível no site da iniciativa.
Setor em crescimento
De acordo com o Panorama Setorial da Indústria da Moda Mineira, atualizado em setembro, Minas Gerais soma 8.279 empresas e mais de 126 mil empregos diretos no setor, com um Valor Bruto da Produção de R$ 17,9 bilhões. O estado responde por 17,6% das empresas de moda do Brasil e 13% dos empregos da indústria nacional.
Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, os números refletem o protagonismo do estado. “Sediamos um dos maiores salões de negócios de moda da América Latina, reconhecido por gerar emprego e renda e por conectar inovação e empreendedorismo à economia criativa mineira”, afirmou.
Pronta-entrega impulsiona vendas
Além do modelo tradicional de encomendas, o Minas Trend retoma nesta edição o formato de pronta-entrega, que permite aos lojistas comprar produtos disponíveis imediatamente. A novidade será concentrada no corredor Trend Now, formado por 17 empresas mineiras com estrutura voltada para esse tipo de operação.
Segundo Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG, a proposta amplia oportunidades de negócios. “O lojista poderá programar a compra da coleção de inverno e, ao mesmo tempo, adquirir a coleção de verão pronta para entrega imediata. Esperamos superar a movimentação financeira de R$ 30 milhões”, destacou.
A CEO da marca Apoá, Poliana Ribeiro, avalia que o formato fortalece o setor mineiro. “A pronta-entrega é muito forte em Minas e cria novas possibilidades para lojistas e marcas, reunindo tudo em um só lugar”, disse.
Para Cristina Salomão, diretora criativa da marca Regina Salomão, o modelo melhora o fluxo de negócios. “Reunir todas as marcas de pronta-entrega em um corredor exclusivo facilita o acesso dos compradores e agiliza o processo comercial”, observou.
Moda, inovação e sustentabilidade
O Minas Trend também destaca uma moda autoral, conectada à sustentabilidade, práticas ESG e à boa governança. O evento é realizado pela FIEMG, por meio do SESI e SENAI, com patrocínio da Codemge e apoio máster do Sebrae Minas.