Uma árvore de grande porte caiu sobre um veículo na tarde desta terça-feira (18/11), no bairro Castelo, em Belo Horizonte, e deixou um policial militar ferido. O acidente ocorreu por volta das 16h30, na rua Heráclito Mourão de Miranda, durante a chuva intensa que atingiu a região.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o militar sofreu ferimentos leves e apresentou suspeita de fratura na perna direita. Ele foi socorrido no local e encaminhado ao Hospital da PM. A queda da árvore também derrubou dois postes, o que deixou parte do Conjunto Celso Machado sem energia elétrica. Ninguém mais ficou ferido.
A via foi totalmente interditada pelo acidente. As equipes dos bombeiros estão no local e aguardam a chegada da Cemig para desligamento da rede elétrica. Somente após a área ser considerada segura será iniciado o corte da árvore e a liberação da rua.
Outro caso
Mais cedo nesta terça-feira, outra árvore caiu sobre veículo e deixou pessoa ferida em BH. O caso ocorreu na rua Anchieta, bairro Padre Eustáquio.
Também conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima conseguiu sair com a ajuda de moradores que estavam próximos e sofreu apenas ferimentos leves em um dos braços.
Proteja-se!
A Defesa Civil de BH faz uma série de recomendações para a população no período de chuvas:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
