Um crime vem desafiando as forças de segurança em Belo Horizonte: o furto de casas. As ocorrências deste tipo de delito aumentaram em 4%, de janeiro a maio, em 2025. A média é de 15 registros por dia. Os dados foram compilados pela Rádio 98 no sistema da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Nos primeiros cinco meses deste ano, que são os dados mais atualizados pelo Governo de Minas, 2.191 residências foram furtadas na capital mineira. Destaque para janeiro, quando foram registradas 498 ocorrências.
O período coincide com as férias escolares, quando muitos moradores viajam e deixam os imóveis vazios.
E os crimes seguem acontecendo. Em junho, o jogador do Atlético, Guilherme Arana, foi vítima dos criminosos. Ele teve a residência invadida na Região da Pampulha. Foram levadas joias, roupas, sapatos e bolsas.
Reforço na segurança
A Polícia Militar afirmou, por meio de nota, que vem intensificando as ações e operações preventivas em BH. “O planejamento operacional é continuamente ajustado com base na análise criminal, priorizando os locais e horários com maior incidência, por meio do emprego de policiamento a pé, motorizado e especializado”, informou.
Com a chegada de um novo período de férias, a corporação dá dicas de como proteger as residências. A PMMG diz que os moradores que forem viajar devem evitar divulgar a saída nas redes sociais, deve pedir a um vizinho de confiança que acompanhe a movimentação na residência; as portas, janelas e portões devem ser devidamente trancados. Nenhum objeto deve ficar exposto.