Belo Horizonte registrou mais uma manhã de frio intenso nesta segunda-feira (11/8). A capital mineira bateu a temperatura mínima de 8,9ºC, a quarta menor deste ano até agora. Na estação Cercadinho, na região Oeste de BH, a sensação térmica ficou em -10ºC.
A sensação térmica, como o próprio nome sugere, é a temperatura que sentimos na pele, que sofre influência de vários fatores, como umidade, vento e radiação solar. Ela costuma ser diferente da temperatura medida pelos termômetros.
A estação Cercadinho, onde foi registrada a sensação térmica negativa, fica localizada em uma região alta e cercada por matas, o que aumenta a sensação de frio em comparação às zonas mais habitadas da cidade. Na estação Pampulha, por exemplo, a temperatura mínima registrada foi 10,2 °C, com sensação térmica 11,8°C, às 6h.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte terá uma semana marcada por variação nas temperaturas e predomínio de tempo firme, embora a nebulosidade aumente em alguns dias.
Nesta segunda-feira (11/8), o céu permanece com poucas nuvens ao longo do dia. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 24°C. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 75%.
Na terça-feira (12/8), a nebulosidade aumenta e o dia será de céu encoberto. As temperaturas oscilam entre 12°C e 25°C, com umidade relativa do ar entre 40% e 80%.
A quarta-feira (13/8) também terá muitas nuvens, mas as temperaturas sobem, chegando a 27°C. A mínima fica em 12°C e a umidade varia bastante, indo de 30% a 100%.
Na quinta-feira (14/8), o sol volta a predominar, com poucas nuvens e calor mais intenso. A máxima atinge 30°C e a mínima fica em 13°C. A umidade varia de 20% a 90%.
Já na sexta-feira (15/8), o tempo ficará aberto e, as temperaturas, mais amenas, variando entre 13°C e 25°C. A umidade fica entre 40% e 80%.