Socorristas do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã desta sexta-feira (31/10) após uma explosão em um restaurante na Avenida Bernardo de Vasconcelos, no bairro Ipiranga, região Nordeste de Belo Horizonte.
Segundo testemunhas, ocorreu uma explosão muito forte no local, havia muita fumaça no ambiente e relatos de gritos por ajuda. O princípio de incêndio foi combatido antes da chegada dos militares.
Com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) foi identificado um odor típico de vazamento de gás, havia algumas pessoas machucadas na parte externa do estabelecimento e um homem foi retirado do local com queimaduras em, aproximadamente, 60% do corpo.
A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local e, em seguida, foi encaminhada pelo Samu ao Hospital João XXIII. A BHTrans também presta apoio no controle do trânsito local.
Durante a operação, os bombeiros identificaram vazamento de gás GLP proveniente da cozinha do estabelecimento, realizando o isolamento da área, a retirada dos botijões e o extravazamento controlado em local seguro.
Por medida preventiva, houve entrada forçada na central elétrica para desligamento da energia de todo o edifício, evitando novos focos de ignição.
Defesa Civil realiza vistoria
A Defesa Civil de Belo Horizonte informou, em nota, que realizou a vistoria de danos e riscos no imóvel. Durante a inspeção, foi constatado desabamento parcial e deformação em paredes de alvenaria situadas nos fundos da loja “Speed Diesel”.
O responsável pelo estabelecimento foi orientado e notificado quanto aos riscos identificados, devendo manter o isolamento preventivo da área sinistrada até a completa recuperação da estrutura afetada.
No restaurante, foram observados danos no teto de gesso (com queda parcial nos banheiros) e avarias em revestimentos e materiais da cozinha. Não foram identificadas anomalias estruturais no momento da vistoria. O responsável também foi orientado e notificado quanto às medidas de segurança e prevenção recomendadas.
