PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Siga no

Prefeito deve encaminhar projeto à CMBH em breve (Créditos: CMBH)

Compartilhar matéria

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), anunciou, nesta sexta-feira (31/10), um projeto de lei (PL) que prevê incentivos fiscais e urbanísticos para novos empreendimentos residenciais e comerciais no Centro e áreas próximas. A proposta visa requalificar imóveis incompletos, galpões e prédios abandonados, além de revitalizar a região e aumentar a ocupação urbana.

Segundo Damião, o objetivo é dar “uma nova vida para o Centro de Belo Horizonte e para os bairros que fazem parte dele”. O projeto abrange áreas como Lagoinha e Concórdia, que, segundo o prefeito, estão a 10, 15 minutos a pé da região central. “Queremos ver pessoas morando nesses lugares, porque estarão mais próximas do hipercentro”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário municipal de Política Urbana, Leonardo Castro, explicou que o instrumento é previsto no Plano Diretor da cidade e não representa exceção à legislação urbanística. “O que esse projeto faz é, dentro das finalidades do Plano, trazer incentivos para que aquilo que não aconteceu até agora, aconteça”, disse.

Detalhes

Entre os incentivos, o projeto prevê facilitação para novos empreendimentos residenciais e comerciais por meio do perdão de IPTU acumulado em imóveis que ficaram sem utilização. Segundo Castro, a medida permitirá colocar os imóveis no mercado novamente sem prejuízo para a prefeitura.

O projeto também integra ações maiores de requalificação urbana, incluindo calçadas, praças e equipamentos públicos. Leonardo Castro citou, por exemplo, o Parque de Integração da Lagoinha, que conectará a área da Lagoinha ao centro da cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Previsão

De acordo com Damião, a expectativa é de que a aprovação da legislação ocorra “o mais rápido possível” na Câmara Municipal. O prefeito estima que as obras comecem em cerca de um ano após o aval dos vereadores, com transformação total do projeto prevista para 12 anos. “Mas os resultados serão percebidos ao longo do tempo”, garantiu.

O projeto também prevê políticas para inclusão social, beneficiando famílias em vulnerabilidade que moram nas ruas ou em imóveis precários. Entretanto, ainda não há detalhes sobre a questão.

Com a proposta, a administração municipal pretende incentivar a verticalização e ocupação do Centro e adjacências, aumentando a densidade populacional, a renda e a segurança, além de fortalecer o comércio e a infraestrutura local.

“A gente vai começar a ver prédios sendo erguidos nessas áreas onde, antes, não havia construções, apenas galpões ocupando grandes terrenos”, afirmou Damião. “Daqui a alguns anos, você vai passar por esses locais e começar a ver prédios e pessoas morando ali. Pessoas morando ali significam mais renda para o município e mais segurança para todos que vivem por perto. É isso que a gente quer para a cidade”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Motociclista morre em acidente com ônibus na Zona Sul de BH

Caso Laudemir: Justiça nega nulidade de confissão e marca julgamento de empresário que matou gari

Inovação e negócios no café: Semana Internacional do Café movimenta o agronegócio em BH

Famílias de vítimas se revoltam após absolvição de réus no caso Backer

PM recupera cachorro furtado em bairro de BH; tutora quase foi arrastada ao tentar impedir crime

Últimas notícias

Nos pênaltis, Atlético vence o Flamengo e se classifica na Copa do Brasil Sub-20

Atlético: destaques com Sampaoli viram desfalque para partida contra o Sport

Cruzeiro perde titular para enfrentar o Fluminense

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?

PROMO: Concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x Fluminense, neste domingo (9/11)