PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carnaval BH 2026: ambulantes já podem retirar credenciais para trabalhar na folia; saiba como

Siga no

Entrega das credenciais ocorre no Expominas (Divulgação/PBH)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começa a entrega das credenciais dos ambulantes autorizados a trabalhar no Carnaval de 2026 nesta segunda-feira (26/1). A retirada deve ser feita no Expominas até sábado (31/1), das 8h às 17h, e é destinada exclusivamente aos profissionais que tiveram o cadastro confirmado pela Belotur para a comercialização de bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial da folia.

A entrega será realizada por ordem de chegada. Para retirar a permissão, o ambulante deve apresentar um documento oficial com foto e o número de protocolo gerado no momento do cadastro. No local, os profissionais também participarão de um breve treinamento com orientações sobre as regras de atuação durante o Carnaval.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a prefeitura, 40 profissionais estarão envolvidos no processo de credenciamento, com capacidade de atendimento de até 2,6 mil ambulantes por dia. Dúvidas sobre o cadastramento e a retirada das credenciais podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Regras

A credencial é pessoal e intransferível e autoriza a circulação dos ambulantes exclusivamente nos desfiles dos blocos de rua, entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro, período oficial do Carnaval em BH. O documento não permite a atuação em eventos privados, mesmo quando realizados em espaços públicos.

Os profissionais credenciados devem seguir as normas estabelecidas no edital, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, a vedação da comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e produtos em recipientes de vidro, além da obrigatoriedade de permanecer na área de dispersão após o fim dos desfiles dos blocos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a PBH, não será possível realizar novos cadastros no local de retirada das credenciais. A ação se limita aos ambulantes que tiveram a inscrição previamente validada pela Belotur, com confirmação enviada por e-mail e SMS.

Adesão

Neste ano, o processo de cadastramento foi feito novamente de forma online, após diálogo entre a prefeitura e a Associação de Ambulantes. As inscrições ocorreram entre 12 e 19 de janeiro e somaram 23.178 interessados. Após a análise da documentação, 14 mil credenciamentos foram aprovados, incluindo 668 caixeiros já registrados na prefeitura e 94 pessoas com deficiência.

De acordo com a administração municipal, a maior parte das inscrições não validadas ocorreu por envio de documentação incorreta ou falsificada, além de cadastros feitos por menores de 18 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Variação no preço do gás chega a 95% na Grande BH, aponta pesquisa do Mercado Mineiro

Chuva dá o tom do fim de semana em BH, mas deve dar trégua já nos próximos dias

Fiemg lidera coalizão empresarial mineira em favor da estabilidade institucional e liberdade

Motorista de BH fica sem gasolina e recebe ajuda de motociclista mascarado

Clássico de risco: PM detalha operação ‘pente-fino’ com escolta de cruzeirenses e cerco a flanelinhas

Defesa Civil interdita faixa da MG-356 por risco de deslizamento de pedras

Últimas notícias

VÍDEO: Nikolas Ferreira agradece apoio após ‘Caminhada pela Liberdade’ de Minas a Brasília

STF retoma nesta segunda-feira depoimentos sobre fraudes no Banco Master; veja quem deve depor

Autor do gol de empate no clássico, Bernard destaca busca por protagonismo no time de Sampaoli

Hulk supera Tardelli e se torna o maior artilheiro do Atlético contra o Cruzeiro neste século

Atlético vira sobre o Cruzeiro no primeiro clássico do ano e segue vivo no Mineiro

Kaio Jorge ‘bebe’ cerveja arremessada por torcedor do Atlético em comemoração de gol

Transbordamento em mina de Ouro Preto mobiliza forças de segurança e órgãos ambientais

Atlético x Cruzeiro: acompanhe a Jornada Esportiva da 98

Quando caminhar incomoda mais do que corromper