O Governo de Minas Gerais se pronunciou, nesta segunda-feira, sobre a suspensão do edital das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, que compõem a Linha Verde — que conecta Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de BH.
Em nota enviada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o Executivo “reafirma seu compromisso com a transparência, o diálogo e a busca permanente pela melhoria da infraestrutura e da mobilidade para os mineiros”.
No comunicado, a pasta afirma ainda que “analisa o teor da decisão”, proferida monocraticamente pelo conselheiro e vice-presidente do TCE/MG, Agostinho Patrus, na última sexta-feira (25/04). A Seinfra complementa, ainda, que encaminhou na quinta-feira (24/04) toda a documentação solicitada pelo TCE/MG, bem como os devidos esclarecimentos relacionados ao projeto.
Entre as mudanças já propostas no edital está a implementação de descontos para motoristas que utilizam o trecho com frequência, com abates progressivos no pedágio que podem chegar a 61%.
Pedágios são alvo de crítica
A implementação de praças de pedágio ao longo da Linha Verde tem sido o principal ponto de discussão acerca da concessão das rodovias do Vetor Norte, tendo motivado uma mobilização por parte de prefeitos e vereadores da Grande BH, bem como deputados estaduais.
“A instalação de pedágios no Vetor Norte fragmenta serviços que são metropolitanos, e penaliza de forma especial as famílias mais pobres”, afirma a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL). “A ausência de participação, de consultas, de conversas com os municípios, foi a marca da etapa pré-edital. E foi o que o conselheiro Agostinho Patrus levou em conta em sua decisão”, completa a deputada.
Segundo ela, está agendada uma reunião com o conselheiro, na próxima terça-feira (29/04), com o objetivo de trazer mais detalhes sobre os impactos da concessão das rodovias do Vetor Norte na Região Metropolitana.