A Lagoa da Pampulha terá sua navegabilidade oficialmente inaugurada neste sábado (13/12), Dia do Marinheiro. A informação foi confirmada pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, em entrevista à 98 News nesta sexta-feira (12/12), aniversário da cidade.
O prefeito confirmou que a Marinha do Brasil será a primeira a colocar embarcações na lagoa, marcando o início efetivo das operações. A ação inclui barcos e jet skis da corporação.
Segundo o prefeito, a parceria com a Marinha encerra de vez as especulações sobre a possibilidade ou não de navegar na Pampulha. “A partir do momento em que o barco é da Marinha do Brasil, não há mais discussão. Um órgão como a Marinha jamais colocaria embarcações na água se não fosse permitido”, afirmou.
Damião contou que a sessão de navegação será o passo inaugural de um convênio a ser formalizado entre a Prefeitura e a Marinha, que passará a auxiliar na fiscalização e no cuidado com a Lagoa da Pampulha.
“Eles têm a expertise e já atuam em águas de todo o país. A presença da Marinha na Pampulha é um sonho antigo dos belo-horizontinos”, disse.
O prefeito também destacou o simbolismo pessoal da data, lembrando que chegou a prestar prova na Escola de Aprendizes-Marinheiros, no Espírito Santo. “Vai ser emocionante ver a Marinha na Pampulha. É um dia muito importante para mim”, afirmou.
Damião convidou Lula a navegar na Pampulha
Nessa quinta-feira (11/12), o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião se encontrou com o presidente Lula na inauguração da Caravana Federativa de Minas Gerais. Ele aproveitou a oportunidade para convidar o presidente a participar desse momento em um futuro próximo.
“Da próxima vez que o senhor vier, o senhor vai navegar comigo na Lagoa da Pampulha”, disse. Álvaro ressaltou que há anos não se via essa possibilidade e lembrou que o último prefeito a navegar ali foi Juscelino Kubitschek, antes de se tornar presidente.
