A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para a possibilidade de pancadas de chuva entre 20 e 30 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. A previsão é válida até as 8h desta quarta-feira (14/1).
Diante do risco de temporais, o órgão orienta a população a redobrar a atenção, especialmente em áreas mais vulneráveis. A recomendação é evitar regiões sujeitas a alagamentos e não trafegar por ruas inundadas ou próximas a córregos e ribeirões durante períodos de chuva intensa.
A Defesa Civil também alerta para que moradores não atravessem vias alagadas, não permitam que crianças brinquem em enxurradas e evitem se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores. Áreas de encostas e morros exigem atenção especial devido ao risco de deslizamentos.
Em caso de cabos elétricos rompidos, a orientação é não se aproximar e acionar imediatamente a Cemig, pelo telefone 116, ou a Defesa Civil, pelo número 199. Caso sejam observadas rachaduras em paredes, surgimento de fendas, depressões no terreno ou minas d’água, o órgão também deve ser comunicado.
Durante tempestades com incidência de raios, a população deve evitar permanecer em áreas abertas e não utilizar equipamentos elétricos.
Como receber os alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e risco de deslizamentos pelo canal público da Defesa Civil no WhatsApp.
Também é possível acompanhar os avisos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP da rua para o número 40199. O serviço é gratuito e uma mensagem de confirmação é enviada em seguida.
As informações e recomendações da Defesa Civil também são divulgadas pelas redes sociais oficiais no Instagram, Facebook, X e pelo canal público no Telegram, no endereço defesacivilbh.
