Gato é confundido com onça pintada e solto em mata pelos bombeiros

Por

Siga no

Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar matéria

Um gato foi confundido com uma onça pintada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o caso está dando o que falar. Nesta terça-feira (10), o Corpo de Bombeiros recebeu chamado para resgatar um animal que estaria perdido no bairro Vila da Serra. Chegando lá, os militares resgataram o animal e o deixaram na mata do Belvedere. O problema é que se tratava de um gato doméstico, da raça bengal, que pertencia a um morador da região. Desde então, os moradores estão à procura do felino.

Em conversa com a reportagem, Rodrigo Cali, tutor de Massinha – nome da gata perdida –, contou que está desde a manhã na mata tentando encontrar o pet de apenas sete meses de idade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele contou que, assim que acordou, viu no grupo de moradores do prédio uma mensagem que dizia: “Cuidado! Não saiam do apartamento de vocês. Tem uma onça no nosso prédio”. No mesmo momento, Rodrigo avisou que não era uma onça, e sim sua gata. Infelizmente, foi tarde demais.

“Nisso o porteiro já tinha acionado o Corpo de Bombeiros e o bombeiro já tinha subido até o meu andar. Minha gata estava dentro da escada, nem tinha saído do prédio. Capturaram ela ali e tiraram do meu prédio. Liguei desesperadamente para os bombeiros e expliquei que não era um animal silvestre. Simplesmente informaram que já haviam soltado o animal em seu habitat, na mata do mirante do Belvedere”, explicou Rodrigo Cali, que além de ator, também é formado em veterinária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enquanto isso, o tutor critica a confusão: “Além dos bombeiros não terem capacidade técnica para avaliar se o animal é selvagem, silvestre ou doméstico, ainda sim soltam ela numa área residencial. Surreal!”.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais explicou a situação. Confira na íntegra:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Na madrugada de hoje (10/01/23), fomos acionados para captura de um filhote de onça. Segundo informações dos solicitantes, o animal estava a cerca de 2 dias, próximo a um playground na área do condomínio, muito agressivo e acuado. A guarnição de bombeiros esteve no local com intuito de eliminar o risco aos moradores que se sentiram ameaçados de um possível ataque do felino.

Chegando no local a guarnição identificou que não se tratava de uma onça, mas de um gato (aparentemente gato-do-mato). Após análise da situação, os militares utilizaram técnicas e equipamentos adequados, que possibilitaram a captura segura do animal. Durante seu o manejo, não foi verificada nenhuma identificação do tutor visível por coleira ou outro dispositivo. 

Por não se tratar de onça, os militares buscaram informações com os vigilantes do condomínio, se haviam recebido alguma denúncia de animal perdido. Eles relataram que o referido animal não era de nenhum morador do local. Após capturado em segurança e ileso, uma vez que não apresentava ferimentos e estava aparentemente saudável, e por apresentar características de animal doméstico foi solto em local mais afastado fora do condomínio em uma área de mata, conforme o protocolo padrão.

Após o término da ocorrência, uma pessoa alegando ser o tutor do animal, fez contato via COBOM (193), para saber o paradeiro do animal que havia fugido de casa segundo o mesmo. A guarnição acolheu o pedido e retornou ao local para tentar ajudar o tutor a localizar seu animal, não obtendo êxito. Destacamos que a atuação do CBMMG se deu em conformidade com todos os protocolos operacionais vigentes e ainda de acordo com as informações averiguadas no local e trazidas pelas testemunhas”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Conheça Thor, gato mineiro eleito o mais bonito do Brasil

Botijão de gás explode em restaurante de BH e homem sofre queimaduras em 60% do corpo

‘November Rain’: Chuvas marcam o início do mês em BH; veja a previsão

Seminário reforça laços entre jornalistas e o agronegócio em Minas e discute tendências do setor

Defesa Civil emite alerta para deslizamentos durante fortes chuvas em Belo Horizonte

Últimas notícias

‘Assunção vai ficar pequeno pra nós’: zagueiro do Atlético projeta final da Sul-Americana

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030

Sem Scarpa, Atlético perde outro titular para enfrentar o Internacional; veja provável escalação

Chefe da Polícia Civil do RJ diz que CV é uma organização terrorista que tem os Complexos da Penha e do Alemão como ‘QG’

Comece pelo Porquê: o livro que todo profissional deveria ler