Justiça determina suspensão de eventos em Caeté para conter febre maculosa

Siga no

A prefeitura de Caeté informou que não expediu alvarás sanitários para a realização das festividades (Adelcio R. Barbosa/Divulgação)

Compartilhar matéria

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a suspensão imediata de dois eventos previstos em Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte, diante do risco de disseminação da febre maculosa.

Os eventos suspensos são o “Bonde das Feras”, previsto para ocorrer no Clube do Cavalo, em área urbana com características rurais, e a “Cavalhada Mirim”, no distrito de Morro Vermelho, zona rural do município. Ambos envolvem aglomeração de pessoas e contato com animais de grande porte em áreas próximas a matas, cenário propício à proliferação do carrapato-estrela, vetor da febre maculosa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A prefeitura de Caeté informou que não expediu alvarás sanitários para a realização das festividades, o que reforçou a necessidade de intervenção judicial. A situação sanitária do município é considerada grave, já que escolas da rede municipal tiveram o expediente suspenso para realização de dedetização, como medida preventiva.

Segundo o Ministério Público, a realização dos eventos representaria um risco concreto e iminente de novas infecções e óbitos, com potencial dano irreparável à saúde da população. A decisão judicial destaca que, embora os eventos possam ser remarcados futuramente, a prioridade no momento é a preservação da vida e da saúde coletiva.

A febre maculosa é uma doença grave, transmitida pelo carrapato-estrela, cujo hospedeiro primário são animais como cavalos e bovinos. A transmissão ocorre com facilidade em ambientes onde há convivência entre humanos e esses animais, especialmente em áreas de vegetação densa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A suspensão determinada pela Justiça abrange não apenas os dois eventos citados, mas qualquer festividade semelhante que envolva aglomeração de pessoas em ambientes rurais ou urbanos com características rurais, onde haja circulação de animais de grande porte e risco de presença do vetor da doença.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Incêndio em prédio abandonado mobiliza bombeiros na Pampulha

Temperatura máxima vai de 34ºC a 22ºC em BH nesta semana; veja a previsão

Feijão puxa alta da cesta básica em BH, enquanto arroz registra queda

Ônibus pega fogo e chamas ameaçam casas em Contagem, na Grande BH

Semana em BH terá calor de 34°C e previsão de chuva

Lagoa da Pampulha será reaberta para passeios turísticos e esportes náuticos a partir de dezembro

Últimas notícias

Meia Everton Ribeiro revela diagnóstico de câncer na tireoide

Filho de Buffon estreia na Série A aos 17 anos; veja outros ‘herdeiros’ em atividade no futebol

Cruzeiro confirma fratura na costela de Matheus Henrique

‘Nossos países se darão muito bem juntos’, diz Trump sobre conversa com Lula

Lula vê conversa com Trump como passo para ‘restauração das relações amigáveis’

Reduflação: você paga o mesmo e leva menos

Os 3 C’s da comunicação: clareza, concisão e conexão

Síndico é profissão? Entenda o debate sobre a regulamentação em Brasília

Risco de crédito: o alerta dos casos Americanas, Ambipar e Braskem