PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Justiça Federal libera a ANTT para fiscalizar ônibus da Buser

Por

Siga no

Buser / Divulgação

Compartilhar matéria

A Justiça Federal em Minas Gerais decidiu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pode fazer a fiscalização da Buser. Sendo assim, o órgão pode voltar a aplicar multas e apreender os veículos irregulares. A decisão é da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

Os desembargadores julgaram um mandado de segurança da ANTT que solicitava a reforma da decisão que proibiu a fiscalização os técnicos da agência do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). Foram três votos a favor e dois contra a proibição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essa decisão se soma à jurisprudência de outros Tribunais Regionais Federais sobre o serviço oferecido pela empresa, uma plataforma digital que intermedeia a contratação de serviços de transporte rodoviário de passageiros”, esclareceu a ANTT, em nota publicada em seu site.

A ANTT esclareceu, por meio de nota, que a plataforma Buser não é regulamentada pelo órgão, pois “funciona apenas como aplicativo que vende bilhetes e não presta o serviço de transporte interestadual de passageiros”. “Além disso, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já publicou decisão unânime onde os serviços oferecidos pela Buser são considerados irregulares e configuram concorrência desleal com as empresas tradicionais de transporte interestadual de passageiros”, destacou.

A agência esclareceu que a fiscalização que pode levar à apreensão de veículos associados a esses aplicativos, geralmente se deve ao fato de que as empresas proprietárias dos ônibus não possuem a autorização necessária para prestar o tipo de serviço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Na maioria dos casos, as empresas têm autorização para realizar fretamentos turísticos e ocasionais, conhecidos como ‘circuito fechado’, destinados a grupos específicos de passageiros que viajam juntos na ida e na volta. A irregularidade ocorre quando essas empresas vendem passagens apenas de ida ou de volta, o que não se enquadra como fretamento”, esclareceu.

O que diz a Buser?

Por meio de nota, a Buser explicou que a decisão não proíbe a operação da plataforma, mas tão somente permite à ANTT fiscalizar viagens de fretamento a partir de Minas Gerais aplicando uma norma que já foi reconhecida por diversos Tribunais (estaduais e federais) como ilegal, que é o “Circuito Fechado”, regra que obriga viagens de fretamento a transportar sempre os mesmos passageiros na ida e na volta.

“A decisão representa um entendimento contrário à jurisprudência que vem sendo construída na maior parte dos estados a favor do modelo de fretamento colaborativo – pelo qual a plataforma da Buser une viajantes a empresas fretadoras e de turismo -, entendendo que se trata de um modelo moderno, que aponta para o futuro e que é complementar ao sistema das empresas que atuam com linhas fixas”, afirmou.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Carreta tomba e interdita BR-381 em Brumadinho

BlackZAP BH: o canal oficial da Black Friday para lojistas de Belo Horizonte

Prazo para regularização de jazigos em cemitérios de BH vai até dezembro

Carro capota na Avenida Teresa Cristina e complica trânsito em BH

Procon Contagem negocia dívidas com a Copasa até sexta-feira (28/11)

Cidade Administrativa: Alarme de incêndio dispara e prédio é evacuado nesta tarde

Últimas notícias

Lateral-direito Mariano se despede do América nas redes sociais

Atlético vence o São Paulo e sai na frente nas semifinais da Copa do Brasil Sub-20

Após audiência de custódia, STF mantém prisão de Bolsonaro

STF suspende ações de indenizações por atraso e cancelamento de voos

‘O Agente Secreto’ entra em lista de melhores do ano do The Wall Street Journal

Moraes manda Bolsonaro explicar uso de celular por Nikolas em visita

CBF apresenta regras do Fair Play Financeiro no Brasil

Membros da Guarda Nacional dos EUA são baleados perto da Casa Branca; uma pessoa é presa

Próximo adversário: Cruzeiro venceu o Ceará fora de casa apenas uma vez na história