A Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, será reaberta para passeios turísticos, a partir do mês de dezembro. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou, neste domingo (5/10), que a lagoa agora está própria para navegações. O projeto piloto prevê viagens gratuitas de catamarã, de quinta–feira a domingo, além de esportes náuticos.
A reabertura da Lagoa da Pampulha para passeios em dezembro vai marcar as comemorações dos 128 anos de BH. Segundo o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a prefeitura assinou um termo de cooperação com a FMVela (Federação Mineira de Vela), durante a ação de reconhecimento da navegabilidade no espelho d’agua da lagoa, neste domingo.
“Essas velas que estão aqui serão rotina a partir de agora na nossa cidade. As pessoas que disputam olimpíadas, panamericanos, campeonatos internacionais e nacionais, que antes saíam de Belo Horizonte para poder treinar fora, agora vão treinar na lagoa que é deles”, declarou Damião por meio das redes sociais.
Passeios de catamarã
O projeto piloto de navegabilidade da Lagoa da Pampulha durará três meses e prevê a contratação de catamarãs com capacidade para 30 pessoas sentadas, com garantia de visibilidade para a paisagem. As embarcações operarão de quinta–feira a domingo, com três saídas entre 8h e 17h. Os ingressos serão disponibilizados em um site próprio.
Os passeios terão duração mínima de 1h, incluindo embarque, desembarque e navegação. O percurso permitirá a contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha sua paisagem cultural, acompanhado por um guia turístico que apresentará um conteúdo histórico, cultural e ambiental. Haverá banheiro e água disponíveis.
De acordo com a FMVela, a navegação em veleiros ou remos será uma realidade em eventos pontuais realizados por federações desportivas. “Seguiremos trabalhando para que seja possível ensinar, passear e realizar regatas”, informou.
“Desde que o ex-prefeito Fuad Noman colocou a mão para fazer a limpeza que vem sendo feita na lagoa, ela vem se transformando. Estou dando continuidade a esse trabalho, às boas práticas do Fuad, e uma delas era cuidar da Lagoa da Pampulha”, disse Damião.
“É o sonho se tornando realidade, fruto de muito trabalho que envovle vários setores da PBH”, escreveu a prefeitura em publicação no Instagram. O objetivo dos passeios é que turistas e moradores possam ver o principal cartão da postagem da capital mineira por um novo ângulo.
Com PBH