"
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Levar ou não o celular para a folia? Carnaval acende alerta para roubos em BH; saiba como se proteger

Siga no

Em meio a blocos lotados e grandes aglomerações no Carnaval de BH, a preocupação com furtos e roubos de celulares cresce (Wander Faria/Acervo Belotur)

Compartilhar matéria

Com a chegada do Carnaval, uma dúvida ronda a cabeça de muitos foliões: levar ou não o celular para a festa? Em meio a blocos lotados e grandes aglomerações, a preocupação com furtos e roubos cresce, assim como a busca por orientações sobre quais cuidados adotar para curtir a folia sem prejuízos.

Esse receio tem fundamento nos números. Ao longo de 2025, Belo Horizonte registrou 16.127 ocorrências de furtos e roubos de celulares, uma média de 45 casos por dia. Apesar da queda de 10,27% em relação a 2024, quando foram contabilizados 17.227 registros, os dados ainda são considerados elevados e acendem um alerta para o período carnavalesco.

Celulares furtados/roubados em BH

2024
17.227
2025
16.127
Média diária (2025): 45 aparelhos levados por dia.
Queda de 10,27%

No último sábado (7/2), durante a concentração do bloco Mama na Vaca, no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul da capital, a Polícia Militar recuperou 28 celulares furtados. A ação ocorreu após o monitoramento, em tempo real, de um dos aparelhos levados pelos criminosos. Já nos Ensaios da Anitta, no Mineirão, 30 aparelhos foram furtados por um casal de São Paulo e também recuperados pela PM.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como evitar que meu celular seja roubado?

Para reduzir furtos de celulares durante a folia, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) montou um esquema especial de segurança para o Carnaval de 2026, com a mobilização de todo o efetivo no estado. O planejamento prevê reforço do policiamento ostensivo nos pontos de maior concentração de foliões e uso intensivo de tecnologia.

Entre os recursos utilizados estão câmeras de reconhecimento facial, drones e plataformas de observação elevadas, que permitem o monitoramento de multidões e a identificação mais rápida de atitudes suspeitas. As ações integram estratégias preventivas desenvolvidas ao longo de todo o ano, como a campanha Fica Ativo, voltada principalmente à redução de crimes contra o patrimônio.

Além do trabalho policial, a corporação reforça orientações para que os foliões evitem se tornar vítimas. “Durante o Carnaval, período marcado por grandes aglomerações, é fundamental que a população tenha atenção redobrada com seus pertences, especialmente com o celular, que deve ser mantido, sempre que possível, à frente do corpo ou em bolsas devidamente fechadas, dando preferência ao uso de doleiras ou pochetes”, alerta a capitão Edilaine Carvalho, porta-voz da PMMG.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ela também recomenda cuidados digitais. “É importante desabilitar aplicativos de pagamento por aproximação e outros acessos que possam permitir movimentações financeiras caso o aparelho seja furtado”, acrescenta.

Tive o celular roubado, e agora?

Se o celular for furtado ou roubado durante a folia, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência. Esse registro é importante não só para formalizar o crime, mas também para aumentar as chances de recuperação do aparelho. Sempre que possível, a orientação é informar o número do IMEI, que funciona como uma “identidade” do celular e ajuda no rastreamento.

Nos casos de roubo, quando há ameaça ou violência, o boletim pode ser feito em uma base da Polícia Militar ou na delegacia mais próxima. Já em situações de furto, o registro pode ser feito de forma online, pela Delegacia Virtual, sem a necessidade de sair de casa.

Com o boletim registrado, o aparelho passa a integrar os sistemas de monitoramento da Polícia Civil de Minas Gerais, que mantém o programa Tá Entregue, voltado à localização e devolução de celulares recuperados em operações. Quando um aparelho é encontrado, o dono é avisado, inclusive por mensagem no WhatsApp, com orientações sobre como e onde fazer a retirada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o cidadão pode acompanhar a situação do celular pelo site da Polícia Civil, consultando, com CPF ou CNPJ, se o aparelho está entre os itens recuperados.

Manual do Celular na Folia

Orientações da Polícia Militar de MG para o Carnaval 2026

Antes de Sair (Prevenção)

  • Use doleiras ou pochetes junto ao corpo.
  • Mantenha o aparelho na parte da frente.
  • Desative pagamentos por aproximação (NFC).
  • Anote o IMEI do aparelho em casa.

Durante o Bloco (Atenção)

  • Evite usar o celular no meio da multidão.
  • Bolsas e mochilas sempre fechadas e à frente.
  • Desconfie de empurrões ou esbarrões.
  • Atenção redobrada em aglomerações.

Foi furtado? Saiba o que fazer:

1 Registre o B.O. em uma base móvel ou site da PM.
2 Acesse o Cbloc para bloquear o aparelho imediatamente.
3 Consulte a plataforma Tá Entregue para ver se foi recuperado.

A vítima também pode acionar a Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc), uma plataforma que permite solicitar o bloqueio do aparelho de forma simples e segura.

O bloqueio impede que o celular seja ativado em qualquer rede de telefonia móvel, tornando o aparelho inutilizável para quem cometeu o crime. A medida reduz o valor do dispositivo no mercado ilegal e contribui diretamente para a diminuição dos furtos e roubos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Justiça determina que BH adote medidas emergenciais na Barragem da Lagoa do Nado

Manifestantes fecham Anel Rodoviário no bairro Betânia, em BH

Belo Horizonte tem média de dois celulares furtados por hora

Estação Novo Eldorado do metrô é inaugurada com gratuidade nos primeiros dias de operação

Adélia Prado recebe alta hospitalar e está em casa

Restaurante temático Sô Madruga anuncia encerramento das atividades em BH

Últimas notícias

Maquiagem de Carnaval 2026: brilho e identidade dominam os blocos de rua

Técnicos iniciam instalação de estruturas nas Avenidas Sonorizadas para o Carnaval de BH

Walace fica fora por opção técnica e tem futuro indefinido no Cruzeiro

Creche para todos: mutirão de vagas em creches de 12 cidades tem inscrições abertas; veja a lista

Discord exigirá verificação de idade com selfie de vídeo ou RG a partir de março

‘Pagode que não acaba’: Evento quer bater recorde mundial com 24 horas de roda de samba em BH

Versão unificada de ‘Kill Bill’ com 4H30 de duração chega ao Brasil em março; pré-venda começa na quinta

Canetas emagrecedoras e pancreatite: Anvisa recomenda busca imediata por médico em caso de dores; entenda

Novas regras do PAT entram em vigor nesta terça; confira mudanças e tire as principais dúvidas