O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agenda confirmada nesta semana no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Lula desembarcará na cidade nesta sexta-feira (29/8) para o lançamento da seleção do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.
No ano passado, o presidente anunciou o investimento de R$ 111,6 milhões do governo federal para macrodrenagem e adequação viária das Avenidas Dilson de Oliveira e Carmelita Drumond Diniz, em Contagem, além da construção de três estações do BRT, pelo Novo PAC.
As duas propostas foram apresentadas pelo município no processo do Novo PAC Seleções, no eixo Mobilidade Grandes e Médias Cidades, que visa apoiar a melhoria da infraestrutura da mobilidade urbana de transporte público coletivo.
Na sexta-feira, Lula ainda vai visitar as obras da avenida Maracanã. Composta por dois projetos, um de mobilidade e outro de macrodrenagem, as intervenções têm o objetivo de diminuir o tempo de deslocamento entre a região de Nova Contagem até a área central do município e amenizar os problemas de inundações na cidade.
Com 4,5 km de extensão, o sistema viário da avenida Maracanã contará com um corredor exclusivo de ônibus, calçada, pista para caminhada, faixa de estacionamento, faixas de rolagem e ciclovia, além de um Parque Linear ao longo do leito do Córrego, com arborização e calçamento para pedestre.
Além disso, estão previstas cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água. Uma das consequências quando a avenida for concluída será o desafogamento do tráfego na região do centro histórico da cidade e a melhoria do acesso ao metrô. O tráfego diário esperado para a avenida é de 6 mil veículos.
Já a obra de macrodrenagem, inclui a implantação de 3,5 km de canal do córrego Maracanã – Matadouro e a construção do parque linear. Além disso, serão implantados 15,5 km de redes de drenagem superficial e dispositivos de coleta das águas pluviais. O valor total do investimento da União é de R$ 223,6 milhões. Estima-se que o investimento já tenha movimentado cerca de 1,1 mil empregos na cadeia econômica em geral.