Um menino de 7 anos morreu na noite dessa terça-feira (22/4) após ser picado por um escorpião em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A criança foi transportada às pressas para o Hospital João XXIII pelo helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu.
Durante o voo, o garoto teve uma queda na saturação de oxigênio e, cerca de quatro minutos antes do pouso, teve um quadro de parada cardiorrespiratória.
Um médico e um enfermeiro que estavam a bordo iniciaram o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar até o toque no heliponto do hospital e a equipe médica que recepcionou deu continuidade às manobras, conseguindo reverter o quadro da criança antes da entrada na unidade.
No hospital, porém, o garoto faleceu. A morte foi confirmada pela Academia de Futebol do Atlético, em Betim, por meio de nota divulgada nas redes sociais.
Como evitar acidentes com escorpião
Em 2024, de janeiro a dezembro, foram registrados 467 acidentes com escorpiões em Belo Horizonte. Para evitar casos como esse, a orientação é manter sempre os locais limpos, livres de entulhos, restos de alimentos ou outros materiais que possam servir de abrigo para escorpiões e outros animais sinantrópicos, como caixas de gordura e esgoto mal vedadas e frestas em paredes.
Em caso de acidente com escorpião, a vítima não deve usar remédios caseiros e nem medicação, sem orientação médica. Ela deve ser diretamente encaminhada para o Hospital João XXIII para o devido tratamento.