A cada dois minutos um acidente é registrado em Minas Gerais. De janeiro a julho deste ano, foram registradas mais de 177,5 mil ocorrências em todo o estado, uma média de 837 por dia. As batidas deixaram 1.209 pessoas mortas. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e foram compilados pela Rádio 98.
Os acidentes vêm aumentando nos últimos anos. Em comparação com o mesmo período de 2024, a alta foi de 4,5%. No ano passado, foram registradas 169,7 mil ocorrências.
A falta de atenção foi a principal causa dos acidentes, segundo os registros policiais. Em seguida, vem outras causas relacionadas, má visibilidade, não manter a distância de segurança, e desobedecer a parada obrigatória.
Os automóveis são os que mais se envolveram em acidentes, com 144,7 mil registros, sendo que a maioria das batidas não teve vítimas. Ao contrário das ocorrências envolvendo motocicletas, que aparecem em segundo na lista. Foram 44.350 acidentes, com 27.392 pessoas feridas ou que perderam a vida.
Os dados da Sejusp mostram, ainda, que a maioria das mortes registradas neste ano foi de pessoas entre 18 e 29 anos. Foram 316 óbitos.