Obra para conter inundação em Venda Nova é paralisada pela prefeitura

Siga no

Primeira etapa das obras foi finalizada em 2022 - (Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação)

Compartilhar matéria

As obras na bacia do Córrego do Nado, em Venda Nova, para conter as cheias comuns na região foram paralisadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ajustes técnicos deverão ser realizados após técnicos verificarem instabilidade no solo durante a execução das intervenções. Não há previsão para a retomada dos trabalhos.

A paralisação foi denunciada por moradores da região. Vereadores fizeram uma visita técnica no canteiro de obras e constataram a paralisação. A vereadora Marcela Trópia (Novo) comentou o assunto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Na semana passada eu estive no bairro São João Batista para fiscalizar o reservatório Nado 1 e a prefeitura decidiu suspender essa obra que compõe um complexo de macrodrenagem da região da Vilarinho e mediações ali de Venda Nova e infelizmente essa obra teve um erro técnico no passado”, explicou.

Segundo a vereadora, uma nova licitação deve ser realizada, já que a anterior considerava outros critérios, diferentes daqueles observados no local. “A licitação foi feita considerando outros critérios do solo e quando a solução foi ser implementada, para fazer as perfurações daquele reservatório, a prefeitura viu que aquela solução não era adequada porque existe um lençol freático muito alto”, conta. “E agora, a prefeitura vai ter que fazer outra licitação para encontrar uma solução que seja adequada e pode até abandonar aquele local ali como parte da solução, porque ele pode não ser adequado para uma obra dessa magnitude”, disse.

“Fato é que ela [a obra] está totalmente suspensa, é muito dinheiro que está envolvido nessa obra, a gente vai continuar fiscalizando e a população de Venda Nova não aguenta mais esperar pela conclusão dessas obras que começaram lá atrás, geram muitos transtornos e a gente não pode deixar que erros técnicos continuem acontecendo nas licitações, especialmente nesses projetos muito grandes que envolvem muito dinheiro público”, pondera.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por meio de nota, a prefeitura explicou que foram encontrados desafios técnicos no reservatório profundo Nado 1, integrante da terceira etapa do projeto de redução de riscos de inundação em Venda Nova.

“Fatores como o aumento do nível de água além do previsto e a instabilidade do solo – o que só é possível ser verificado durante a execução da obra – inviabilizaram o projeto inicial. Diante desse cenário, a Sudecap decidiu fazer uma reavaliação técnica completa do projeto do reservatório Nado 1, visando garantir a segurança, a viabilidade e a eficiência da obra”, explicou a administração municipal.

As obras são para acabar com os alagamentos comuns em Venda Nova. A primeira etapa das intervenções de tratamento de fundo de vale e contenção de cheias da bacia do Córrego do Nado foi concluída em janeiro de 2022. Foram investidos aproximadamente R$ 98 milhões neste empreendimento.

Outra etapa de obras previstas na região é a otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro (TR 10 anos) com a implantação de dois Reservatórios Profundos – Vilarinho 2 e Nado 1. Estão sendo investidos R$ 263 milhões de recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.

Compartilhar matéria

Siga no

João Henrique do Vale

Jornalista formado em Comunicação Social pela UNA e pós-graduado em Comunicação em Saúde pela ESP-MG. Trabalhou por 10 anos no Jornal Estado de Minas. Com passagens, também, pela TV Horizonte e Rádio Inconfidência.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Prefeito de BH abrigado em bunker: a agenda que levou Álvaro Damião a Israel

VÍDEO: Prefeito de Belo Horizonte mostra bunker em que está abrigado após Israel bombardear o Irã

Vacinação contra a gripe segue em BH neste fim de semana com quatro pontos extras

Álvaro Damião se abriga em bunker após Israel lançar bombas contra o Irã

Após empresa descumprir contrato, prefeitura de BH retoma licitação para obras em praças e parque

Coca-Cola oferece 1 mil vagas para capacitar mulheres empreendedoras em MG

Últimas notícias

‘Que luta, viu?!’: Álvaro Damião retorna a bunker após alerta de novo ataque a Israel

CEO da OceanGate queria levar Pearl Jam aos destroços do Titanic, segundo documentário da Netflix

Rodrigo Weber, chefe do CIGA, deixa o Atlético

Nova espécie de libélula é descoberta em área de proteção no Sul de Minas

Comitê Gestor do Propag discute implementação do programa em Minas

Com maior invencibilidade da série A, Cruzeiro sonha com liderança

Irã responde ao ataque israelense e mísseis atingem Tel Aviv

Brasil anuncia a entrada do Vietnã no Brics

Motta aciona o Itamaraty para garantir a retirada segura de prefeitos brasileiros em Israel